Topo

Pole Position

Pilotos da F-1 vão disputar GPs virtuais em provas adiadas pelo covid-19

F-1 anuncia corrida virtual para substituir GP do Bahrein - Reprodução
F-1 anuncia corrida virtual para substituir GP do Bahrein Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

20/03/2020 08h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fórmula 1 anunciou que vai promover corridas virtuais entre seus pilotos para cobrir o vazio deixado pelas provas adiadas por conta do coronavírus. Até o momento, cinco GPs foram adiados - Bahrein, Vietnã, China, Holanda e Espanha - e dois foram cancelados - Austrália e Mônaco. As provas vão contar com transmissão ao vivo por meio de YouTube, Twitch e Facebook.

Já que alguns pilotos do grid, como Max Verstappen e Lando Norris, costumam disputar corridas virtuais de forma semi-profissional, e a ideia da Fórmula 1 é mais entreter os fãs do que promover um GP em si, os pilotos não vão poder mexer nos acertos dos carros, a configuração será de danos reduzidos, e haverá a opção de usar ferramentas que ajudem a não fritar os pneus e controle de tração.

A iniciativa veio depois que duas corridas virtuais disputadas no domingo, data em que a temporada da Fórmula 1 deveria ter começado, na Austrália, tiveram muito sucesso na internet. A prova chamada "não é o GP da Austrália", que contou com a participação de Lando Norris, inclusive apareceu no topo entre as transmissões mais acompanhadas do Twitch no dia.

Fanático por corridas virtuais, Norris também está confirmado para o "Não GP do Bahrein", que vai começar duas horas antes da prova oficial da F-1, às 15h, pelo horário de Brasília, também com transmissão pelo Twitch.

As provas serão disputadas com 50% de sua distância total, então a expectativa é de que todo o "fim de semana" de GP dure 1h30, com classificação e corrida em sequência. O jogo usado será o oficial da Fórmula 1, produzido pela Codemasters. A etapa de estreia do duelo virtual será às 17h do domingo, pelo horário de Brasília.

Os fãs também vão poder participar, mas de corridas realizadas em finais de semana nos quais não haveria provas programadas. Serão corridas de exibição que também vão contar com pilotos do grid. Os detalhes sobre essas provas são dados nas mídias sociais da categoria nos próximos dias.