Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Nadadores gaúchos ficam 'presos' no RS, e seletiva olímpica abrirá exceção

A equipe de natação do Grêmio Náutico União (GNU) não conseguirá chegar ao Rio de Janeiro a tempo do início da Seletiva Olímpica, a partir de amanhã (5). A competição, assim, vai flexibilizar sua programação para não prejudicar os gaúchos, que terão tomadas de tempo a parte.

O GNU tem uma das principais equipes do país, principalmente em provas de fundo. No total, o clube gaúcho tem 14 atletas inscritos. Ainda que poucos deles estejam entre os favoritos a alcançar o índice olímpico, o torneio é importante para obtenção de bolsas, como o Bolsa Atleta, federal, e para o ranqueamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que distribui recursos de acordo com desempenho.

Já classificada à Olimpíada na maratona aquática, Viviane Jungblut anunciou também hoje que não disputará a seletiva. Explicou que não buscaria índice (como já havia dito ao Olhar Olímpico) e que vai priorizar o cuidado com os gaúchos.

"Com os acontecimentos recentes em seu Estado, Vivi também optou por direcionar seu tempo e esforços para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades devido aos impactos do desastre, impossibilitando, dessa forma, qualquer possibilidade de participação na seletiva", disse a agência que cuida da carreira dela..

Segundo a CBDA, o programa de provas será readequado exclusivamente para a equipe, assim que o time gaúcho conseguir se deslocar de Porto Alegre para o Rio de Janeiro. "As disputas serão separadas e discutidas diretamente com a equipe gaúcha", explicou a confederação.

Na prática, os atletas deverão ter o direito de fazer uma tomada de tempo, nadando sozinhos. E esse resultado valeria para a classificação geral da competição.

"Com essa decisão, a CBDA dará a mesma oportunidade a todos em Seletiva Única conforme estabelecido em edital. Essa decisão não trará benefícios ou prejuízos ao time do GNU ou de qualquer equipe, já que todos os atletas passarão pelas mesmas etapas de competição", explicou a confederação.

Ontem, quando já deveriam ter chegado ao Rio, os nadadores do GNU estavam na sede do clube organizando o alojamento que foi montado para receber desabrigados. De acordo com o GNU, cerca de 280 pessoas estão sendo acolhidas no Ginásio Bolha, na sede Moinhos de Vento.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes