Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Atletas topam condições, e vela brasileira levará 12 à Olimpíada

O Brasil terá time cheio na vela dos Jogos Olímpicos de Paris. A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) divulga daqui a pouco a lista de convocados, com 12 nomes, ocupando todas as oito vagas conquistadas pelo país. Só as mulheres em duas classes o Brasil não se classificou.

É uma mudança de postura em relação ao que era previsto nos critérios de convocação. Ali, a confederação havia determinado que só iria à França quem chegasse entre os 16 primeiros (ou entre os 8 melhores países) de algumas competições de primeira linha, como Mundiais.

Somente três barcos atingiram este critério, mas a CBVela notou que, levando somente eles a Marselha, onde serão as provas de vela, teria restrições logísticas, com menor número de botes, de contêineres e de credenciais. Isso foi revelado pelo Olhar Olímpico no mês passado.

A opção então foi abrir exceções, mas deixando claro aos atletas sem índice as razões da mudança de postura e as consequências disso. A estrutura será prioritariamente para os que demonstraram poder brigar por medalhas: Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX), Matheus Isaac (IQFoil) e Bruno Lobo (Fórmula Kite).

O "contrato psicológico" citado pelo presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro ao Olhar Olímpico no começo da semana foi topado por todos os convidados. Isso inclui Bruno Fontes, que vai à Olimpíada aos 44 anos, depois de ser treinador da seleção da China no ciclo olímpico passado. Ele velaja na ILCA 7, antiga classe Laser.

A convocação completa será divulgada logo mais, mas não terá a presença de Samuel Albrecht, que, tendo Gabriela Nicolino como parceira, alcançou o 17º lugar no Mundial de 2022 na Nacra 17 e foi quem mais perto chegou do índice. Ele tem se dedicado à vela de oceano.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes