Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Rodrigo Pessoa pede dispensa de ir ao Pan após Doda ser convocado

Principal nome do hipismo brasileiro, Rodrigo Pessoa pediu dispensa de ir aos Jogos Pan-Americanos de Santiago, torneio que ele vinha afirmando ter o sonho de disputar, em busca do ouro que falta na carreira. A renúncia veio horas depois de ele ficar sabendo que Doda estaria na equipe.

Os dois já foram melhores amigos, disputaram cinco Olimpíadas juntos pela seleção brasileira de saltos, mas tiveram uma briga feia durante a Rio-2016, pela imprensa. Em 2020, Doda tentou uma reaproximação, como revelou na ocasião o Olhar Olímpico, sem sucesso.

Desde então, eles nunca mais estiveram juntos na seleção, especialmente porque Doda voltou ao Brasil e passou a saltar somente competições locais, de menor nível técnico e que não costumam servir de referência para a montagem da equipe. Em agosto, porém, o Brasil voltou a receber um evento cinco estrelas do calendário internacional, em São Paulo, e Doda venceu montando Dinozo Un Prince.

Apesar do resultado, a comissão técnica preferiu montar a equipe para o Pan com os brasileiros de melhores resultados na Europa: Marlon Zanotelli, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa, Stephan Barcha e Yuri Mansur. No momento da convocação, o Pan era importante para o time, porque poderia classificar para as Olimpíadas. Agora, porém, a equipe já está classificada, uma vez que foi quarta colocada na Copa das Nações.

O principal animal de Yuri, porém, está machucado, ele não disputou a Copa das Nações, Luciana Diniz entrou no lugar dele, e foi o grande destaque da equipe, zerando a pista final. A expectativa era que ela o subsituísse no time do Pan, mas a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) não conseguiu inscrevê-la, porque ela disputou os Jogos de Tóquio, em 2021, por Portugal, e o Pan exige três anos de quarentena para mudar de nacionalidade esportiva.

Foi neste contexto que, no sábado, um dia depois do fim do prazo de inscrições, a CBH anunciou uma convocação mantendo o quarteto Marlon, Rodrigo, Stephan e Pedro, e incluindo o nome de Doda, com o cavalo Dinozo Un Price.

Rodrigo só teria recebido a informação no domingo e, ato contínuo, pediu dispensa de ir ao Pan. Precisando correr contra o tempo, a CBH enviou uma convocação a Fábio Leivas, um veterano que, como Rodrigo, tem base nos EUA. A própria CBH, porém, não divulgou o documento. como costuma fazer.

Leivas, sim. Ele reproduziu a convocação no Instagram para informar que não aceitaria o chamado. "Por considerarmos que a conduta da escolha da equipe na reta final não foi a achávamos a mais correta, resolvemos declinar do convite", escreveu.

Procurada pela reportagem, a CBH não se posicionou oficialmente.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes