Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Brasil se garante em Paris-2024 no hipismo saltos como candidato à medalha

O Palácio de Versalhes, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, vai conhecer o melhor do hipismo brasileiro. A equipe de saltos se garantiu nos Jogos Olímpicos de Paris hoje (1), ao ficar em quarto lugar na Copa das Nações de Barcelona (Espanha), torneio mais importante do ano.

Só havia uma vaga em jogo na competição, mas a maior parte dos concorrentes, europeus, já tinham lugar assegurado na Olimpíada por vagas continentais. Na final, a briga era direta contra os EUA, que ficaram em sexto. Os norte-americanos agora terão que buscar uma das três vagas distribuídas no Pan.

Já o Brasil se livra da pressão de buscar a vaga olímpica em Santiago, mas deve manter a escalação de seu time principal no Chile. Rodrigo Pessoa nunca foi campeão pan-americano e quer encerrar o tabu.

Quarto lugar vale muito

A participação do Brasil em Barcelona reforçou que o país compete por medalha olímpica em Paris. Mesmo desfalcado do conjunto Yuri Mansur/Miss Blue, por lesão da égua, o time foi segundo colocado na fase de classificação e empatou em oito pontos perdidos com França (prata) e Bélgica (bronze), ficando atrás pela soma dos tempos.

Foi fundamental para a equipe brasileira a participação de Luciana Diniz, amazona de 52 anos que disputou os Jogos de Atenas-2004 pelo Brasil, naturalizou-se portuguesa, foi a três Olimpíada pelo país europeu, e optou por voltar a representar o seu país de nascimento.

Montando Vertigo Du Desert, cavalo que ela levou ao 10º lugar em Tóquio-2020 e que não vinha participando de grandes competições desde então, Luciana zerou o percurso final e deixou a situação confortável para Rodrigo Pessoa, com o promissor Major Tom, na última volta. O veterano de 50 anos cometeu só uma falta, e selou a classificação.

A participação brasileira na final havia sido aberta por Pedro Veniss, com Nimrod de Muze, escalado para substituir o conjunto Marlon Zanotelli/Grand Slam, que havia zerado as eliminatórias. Pedro cometeu uma falta, com perda de quatro pontos. Já Stephan Barcha, com outro animal promissor, Privamera Império Egípcio, perdeu 10 pontos. O resultao dele foi descartado.

O ouro da Copa das Nações ficou com a Alemanha, que teve três conjuntos zerando o percurso final.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes