Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Natação: Colegas de clube saem na porrada após pódio no Troféu Brasil

Jhennifer Conceição, ao centro, e Ana Carolina Vieira, à direita, saíram no tapa depois dessa foto - Satiro Sodré/CBDA
Jhennifer Conceição, ao centro, e Ana Carolina Vieira, à direita, saíram no tapa depois dessa foto Imagem: Satiro Sodré/CBDA

Colunista do UOL

31/05/2023 19h08

O que era para ser um vídeo festejando um pódio 100% do Pinheiros no Troféu Brasil de Natação terminou em porrada, ontem (30), quando Ana Carolina Vieira deu um tapa na cara de Jhennifer Conceição, sua colega de clube. O caso já está no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) dos esportes aquáticos, enquanto o Pinheiros diz que a situação foi resolvida internamente.

A briga começou quando uma pessoa da equipe de comunicação do Pinheiros pediu que, após o pódio dos 100m peito, Jhennifer (ouro), Nichelly Lysy (prata) e Ana Carolina Vieira (bronze) gravassem um vídeo para as redes sociais do clube.

Ana já estava se afastando do grupo e foi chamada de volta, reagindo mal, segundo relatos ouvidos pelo Olhar Olímpico. Jhennifer, que havia comemorado a vitória com um sinal de silêncio, respondeu dizendo que é por posturas como essa que Ana não vence.

A reação de Ana Vieira foi dar um tapa na cara de Jhennifer. As duas se agarraram e a medalhista de bronze passou a esfregar o rosto da campeã em uma grade. As duas já haviam tido desentendimentos anteriores e, ainda que atualmente sejam do mesmo clube, trabalham com treinadores diferentes. Na prática, em equipes diferentes dentro do Pinheiros.

As duas só se largaram depois que a 'turma do deixa disso' interveio. Como o episódio aconteceu próximo ao pódio, foi acompanhado por muita gente que participa da competição.

Jhennifer Conceição provoca após ganhar os 100m peito - Satiro Sodré/CBDA - Satiro Sodré/CBDA
Imagem: Satiro Sodré/CBDA

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiu não impedir nenhuma delas de continuar na competição, mas advertiu as duas e as denunciou ao STJD. De acordo com a entidade, um relatório citando detalhes da briga já foi inclusive enviado à procuradoria do tribunal. Apesar da agressão, o Pinheiros não barrou Ana de nadar o revezamento 4x100m livre logo depois.

Por ter agredido uma adversária, a tendência é que Ana Vieira receba uma punição dura do STJD. Ela é figura importante do revezamento 4x100m livre e está inscrita no Troféu Brasil com a terceira melhor marca entre as brasileiras dos 100m livre. Sem ela, a chance de classificação do revezamento para o Mundial fica reduzida. Jhennifer nadou quase 1 segundo abaixo do seu recorde brasileiro e não conseguiu índice para a competição. Ela ainda vai tentar vaga nos 50m peito.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na legenda da foto, a atleta que ficou com a medalha de prata é Nichelly Lysy, e não Ana Vieira. O erro foi corrigido.