Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Esquiva vai enfrentar argentino em São Paulo no dia 29

Esquiva Falcão acerta Yuri Fernandes durante luta no Fight Music Show - Divulgação/Ricardo Franzen/Fight Music Show
Esquiva Falcão acerta Yuri Fernandes durante luta no Fight Music Show Imagem: Divulgação/Ricardo Franzen/Fight Music Show

05/05/2022 11h47

Invicto desde que migrou para o boxe profissional, Esquiva Falcão fará em São Paulo a 30ª luta de sua carreira, em busca da 30ª vitória, no próximo dia 29 de maio. O capixaba, medalhista de prata nos Jogos de Londres, há quase 10 anos, vai subir ao ringue para enfrentar um rival de menor expressão, o veterano argentino Cristian Rios.

O adversário, de 39 anos, está em péssima fase. De acordo com a base de dados do BoxRec, ele perdeu seis das últimas oito lutas que fez, quase todas na Argentina. O anúncio de que Cristian será o rival de Esquiva foi feito no fim de semana pela equipe do brasileiro.

O duelo visa manter Esquiva com ritmo de luta para um possível confronto pelo cinturão dos médios da Federação Internacional de Boxe (IBF). O brasileiro é o número 1 do ranking da entidade e tem, em tese, a prioridade para lutar contra o dono do cinturão, o astro Gennadiy Golovkin, o GGG, do Cazaquistão.

GGG, que tem um cartel de 42 lutas e só uma derrota, venceu o japonês Ryota Murata em Saitama (Japão) no mês passado, e unificou os cinturões da IBF, do IBO (Organização) e da WBA (Associação). Mas existe a forte possibilidade, de acordo com sites especializados, de ele abdicar desses títulos, subir de categoria, e desafiar o mexicano Canelo Álvarez, que é campeão dos meio-pesados por quatro entidades, incluindo a Federação. Antes, Canelo luta na próxima sexta contra o russo Dmitry Bivol.

Se GGG escolher completar a trilogia com Canelo, depois de um empate em 2017 e uma vitória do mexicano em 2018), aí o cinturão dos médios da IBF ficaria vago e seria posto a prêmio em uma luta na qual Esquiva, como líder do ranking, teria prioridade de estar.

Enquanto isso não é definido, Esquiva vai manter a forma lutando na Arena de Lutas, um galpão na Barra Funda, em São Paulo. O evento, Boxing For You, do promotor Sergio Batarelli, que também é agente do capixaba, ainda não divulgou informações sobre venda de ingressos. Pelo Twitter, Esquiva disse que a venda será na hora.