Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

No BBB, Paulo André é convocado para Sul-Americano na semana que vem

BBB 22: Paulo André conversa com brothers na cozinha - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Paulo André conversa com brothers na cozinha Imagem: Reprodução/Globoplay

09/02/2022 17h55

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou ontem (8) a convocação para o Campeonato Sul-Americano Indoor, marcado para acontecer em Cochabamba, na Bolívia, na semana que vem, entre os dias 19 e 20. A lista inclui o velocista Paulo André Camilo, que está trancado na casa do Big Brother Brasil, não tem clube e não treina há pelo menos um mês.

Para atender à convocação, Paulo André ou precisa apertar o botão para desistir do BBB ou ser eliminado no paredão da terça-feira da semana que vem. Antes mesmo de entrar no programa, o velocista já tinha planos de não disputar nenhum evento indoor, ainda que viesse a ser eliminado do BBB logo de cara.

Paulo André, que não renovou contrato com o Pinheiros antes de entrar no reality show, fez em abril de 2021 o índice para o Mundial Indoor, que vai acontecer no mês que vem. Na época, correu os 100m (prova correlata aos 60m indoor) em 10s07.

Como a vaga no Mundial é critério para o Sul-Americano e, sem um pedido oficial de dispensa, Paulo André foi chamado. Quando alguém que fale em nome dele (treinador ou agente) pedir a desconvocação, ele será cortado, dando lugar a outra atleta — provavelmente Felipe Bardi.

Convocação gera polêmica

A convocação foi anunciada em uma live no Youtube pelo presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, ontem, mas até a tarde desta quarta-feira (9), não houve publicação nem de nota oficial com o nome dos convocados nem divulgação de release à imprensa, como acontece sempre que é feita uma convocação do tipo.

Isso porque os critérios adotados pela CBAt foram muito criticados no meio do atletismo. A confederação reconheceu o erro e deverá anunciar uma nova lista ainda hoje (9), com diversas alterações. A discussão está em torno do que é o "ranking brasileiro" citado no documento que detalha os critérios.

Na semana passada, a CBAt indicou, via assessoria de imprensa, publicando também em seu site, que esse ranking era o ranking global, que leva em consideração resultados em ambiente aberto ou fechado. Tanto que, no fim de semana, antes de um evento chamado "Copa Brasil Indoor", com quase todas as provas outdoor, a confederação informou: "A Copa tem a finalidade (...) servir para a seleção de atletas do Brasil nos Campeonatos Sul-Americano Indoor e Mundial de Atletismo Indoor".

A entidade ainda informou que "a competição também marca o fechamento do prazo para o Ranking Brasileiro, de 1 de janeiro de 2021 a 6 de fevereiro de 2022, válido para a convocação de vagas remanescentes ao Sul-Americano Indoor". Atletas do país inteiro viajaram até Bragança Paulista para competir e buscar vaga no Sul-Americano (que depois pode ser usado para pleitear Bolsa Atleta), mas o evento não valeu para a convocação.

Ao anunciar a lista, a CBAt foi contra os seus próprios critérios de convocação, ao usar os brasileiros do ranking mundial indoor de 2022, descartando os resultados outdoor. Como nenhuma competição indoor foi realizada no país, os atletas que moram no país não aparecem neste ranking, exceto alguns poucos que conseguiram verba para viajar ao exterior nas últimas semanas.

Por isso, a convocação tem casos como de Alan Christian de Falchi, que faz faculdade nos EUA e marcou 17,66m em uma competição de arremesso de peso. Willian Dourado, que na Copa Brasil Indoor arremessou 20,51m, assumindo o segundo lugar do ranking brasileiro de todos os tempos, ficou fora.

Depois de diversas queixas de técnicos, a CBAt voltou atrás e decidiu reconhecer o ranking mundial outdoor, como sempre fez e como disse que faria, como critério de convocação. Isso deve mudar a lista de forma significativa. Paulo André continuará nela, porque ainda não houve pedido de dispensa.