Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Olimpíadas de Inverno começam amanhã com desfalques causados pela covid

Vista geral da pista de curling no National Aquatics Center, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 - TYRONE SIU/REUTERS
Vista geral da pista de curling no National Aquatics Center, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 Imagem: TYRONE SIU/REUTERS

01/02/2022 19h22

Quatro pistas instaladas lado a lado, como num bom e velho boliche, receberão, na noite desta quarta-feira em Pequim (manhã de quarta no Brasil) os primeiros eventos esportivos das Olimpíadas de Inverno de 2022. Serão quatro jogos concomitantes, a partir das 9h05 no horário de Brasília, pela primeira rodada do torneio de duplas mistas no curling.

A cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para dois dias depois, mas como é tradicional tanto na Olimpíada de Verão quanto na de Inverno, eventos foram marcados para as datas anteriores porque o calendário não cabe todo em 16 dias.

A primeira brasileira compete na quinta-feira, a partir das 7h de Brasília, no Moguls, uma prova do esporte esqui estilo livre (a mesma modalidade que era disputada por Lais Souza). Diferente do aerials, que dá nota às acrobacias feitas no ar, no Moguls as esquiadoras precisam mostrar velocidade e destreza descendo uma pista cheia de montinhos de neve.

Sabrina Cass, de 19 anos, só recentemente estreou como atleta do Brasil, depois de uma trajetória vitoriosa pelos Estados Unidos, tendo sido campeã mundial júnior em 2019. Filha de mãe brasileira, mas criada nos Estados Unidos, ela entendeu que não teria oportunidades nos EUA tão cedo e mudou sua nacionalidade esportiva. Ela faz a primeira parte da classificatória na quinta-feira e a segunda só no domingo pela manhã (sempre no horário de Brasília), mesmo dia da final.

Antes da cerimônia de abertura, também na quinta, serão jogadas ainda três rodadas do torneio de duplas mistas do curling e os quatro primeiros jogos do torneio feminino de hóquei sobre o gelo, com direito a duelo entre República Tcheca e China abrindo a rodada, a 1h10, e depois um jogo entre Finlândia e EUA às 10h10.

O torneio masculino, um dos principais atrativos dos Jogos de Inverno, perdeu grande parte do apelo porque a principal liga do mundo, a NHL, jogada nos EUA e no Canadá, não liberou seus atletas para o torneio. Isso porque a liga NHL precisou adiar diversos jogos, devido a surtos de covid nos elencos, e engoliu as datas reservas para a Olimpíada.

A variante Ômicron, aliás, vai causar desfalques não somente no hóquei. Diversos atletas estão fora da Olimpíada por terem testado positivo para covid, e a tendência é que os números aumentem. Hoje (1) foi anunciada a ausência de Marita Kramer, austríaca, que tem dominado as competições de salto com esqui e era favoritíssima ao ouro na prova feminina.

Tony Estanguet, presidente do comitê organizador de Paris, nem viajou a Pequim por ter pego covid. Já Giovanni Malagò, o poderoso presidente do comitê olímpico italiano e presidente do comitê da Olimpíada de Inverno de 2026, testou positivo na China. Entre os dirigentes a lista de desfalques tem o brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, e Emma Terho, líder da Comissão de Atletas.

Entre os brasileiros, havia o risco de Erick Vianna ficar fora. Atleta do bobsled, ele testou positivo no sábado, já no aeroporto de Pequim. Ele foi isolado em um hotel, mas já nesta terça-feira teve PCR negativo e está liberado para disputar a Olimpíada.