PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

COB terá prêmio anual para mulheres inspiradoras

Rebeca Andrade, Etiene Medeiros e Ana Marcela Cunha em lançamento de campanha - Gustavo Paravidini/Divulgação
Rebeca Andrade, Etiene Medeiros e Ana Marcela Cunha em lançamento de campanha Imagem: Gustavo Paravidini/Divulgação
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

23/11/2021 04h00

O evento anual do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para celebrar os melhores do ano terá, já a partir da edição deste ano, no próximo dia 7, em Aracaju (SE), uma categoria voltada exclusivamente às mulheres, chamada "Inspire". O objetivo da premiação, segundo o comitê, é homenagear a atleta mais inspiradora do ano, ressaltando sua trajetória ao longo da temporada.

A novidade foi anunciada ontem (22) pela diretora de Comunicação do COB, Manoela Penna, durante um evento em que a Riachuelo, patrocinadora do comitê, anunciou o lançamento de uma plataforma de mesmo nome: Inspire. A premiação terá também o patrocínio da marca, que tem contrato com o COB até 2024.

"A superação e performance das atletas merecem o destaque nesta premiação. É sobre inspirar outras mulheres a correrem atrás de seus objetivos, seja através do esporte ou fora dele", comentou Manoela. O Prêmio Brasil Olímpico já tem premiação para "atleta do ano", tanto no masculino quanto no feminino, e para "Atleta da Torcida", em votação online mista.

A plataforma Inspire, lançada ontem pela Riachuelo, promete levar mensagens de elevação e empoderamento feminino por meio de vídeos publicados em páginas específicas nas redes sociais. O projeto, da agência Golden Goal, é bancado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio, que aprovou renúncia fiscal de R$ 2,65 milhões para a Riachuelo.

Cinco atletas foram apresentadas como embaixadoras: a ginasta Rebeca Andrade, que ganhou duas medalhas em Tóquio, a nadadora Etiene Medeiros, primeira mulher brasileira campeã mundial de natação, Raissa Rocha, prata nas Paralimpíadas de Tóquio no lançamento do dardo e cadeirante, a maratonista aquática Ana Marcela Cunha, campeã olímpica no Japão, e a triatleta Fernanda Keller, referência na modalidade no país.