Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rebeca dá show no Brasileiro e aumenta expectativa para o Mundial

Ginasta brasileira Rebeca Andrade posa com as duas medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Laurence Griffiths/Getty Images
Ginasta brasileira Rebeca Andrade posa com as duas medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

01/10/2021 15h58

Grande nome da modalidade no Brasil, Rebeca Andrade deu um show nas eliminatórias do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, que está sendo disputado em Aracaju (SE). Representando o Flamengo, a campeã olímpica fez boas apresentações em todos os quatro aparelhos, com destaque para as barras assimétricas.

Rebeca, que não se classificou para a final deste aparelho na Olimpíada, por conta de uma apresentação com falhas nas eliminatórias, fez uma apresentação hoje com nota de partida 6,4 e nota 15,100. Em Tóquio, só a belga Nina Darwael, que tirou 15,200, com apresentação de nota de partida 6,7, fez melhor.

Em Aracaju, a brasileira campeã olímpica ainda cravou sua apresentação no salto, com nota 15,050, foi muito bem no solo, com 13,800, e na trave de equilíbrio, com 14.000 — total de 58.050, mais do que tirou na prata olímpica, inclusive. Em todos os aparelhos, ela foi a melhor da primeira rotação, que teve Flamengo de Jade Barbosa, Daniele Hypolito e Lorrane Oliveira, e o Centro Olímpico de Christal Bezerra.

Com quatro ginastas de seleção, apesar da ausência de Flávia Saraiva, machucada, o Flamengo tem tudo para ficar com o título por equipes, ficando agora aguardando os outros times se apresentarem. A competição continua no fim de semana, no masculino e no feminino, com finais também por aparelhos, domingo, e no individual geral, amanhã.

A comissão técnica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), porém, optou por não esperar o Brasileiro e convocou a seleção que vai ao Mundial, no Japão, a partir do dia 18, na semana passada. No feminino, o Brasil optou por só levar Rebeca Andrade, que pode brigar por medalhas em todos os quatro aparelhos e no individual geral. No masculino o Brasil terá Arthur Nory, Caio Souza e Luís Porto.