Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vilões do BBB 21, Projota e Conká foram protagonistas na Olimpíada do Rio

BBB 21: Karol e Projota - Reprodução Globoplay
BBB 21: Karol e Projota Imagem: Reprodução Globoplay

11/02/2021 04h00

Aliados dentro da casa do Big Brother Brasil, Projota e Karol Conká tiveram participações importantes nos Jogos Olímpicos do Rio. Ele foi escolhido para cantar a música tema da Olimpíada, que não pegou e caiu no esquecimento. Já ela se apresentou na Cerimônia de Abertura e foi uma das artistas mais tocadas na agitada noite carioca durante os Jogos.

Projota foi escolhido pela Som Livre, juntamente com o sambista Thiaguinho, para ser um dos intérpretes da música selecionada para ser a música-tema dos Jogos do Rio, "Alma e Coração", composta por Léo da Baixada, Victor Reis e Rodrigo Marques, e produzida pela dupla Tropkillaz.

"Eu escolhi o rap, o Thiaguinho escolheu o samba, mas nós dois escolhemos a música. Tem muito mais coisa que nos une do que nos separa", comentou Projota ao site da Olimpíada na ocasião. O clipe foi gravado no Engenhão, que serviria depois de estádio olímpico, e lançado com pompas no Fantástico.

A música, porém, não pegou e acabou caindo no esquecimento. Mas Projota continuou fortemente ligado à Olimpíada, uma vez que outra música dele (essa composta e cantada por ele) foi o tema oficial da cobertura do SporTV. "Foco, Força e Fé", como é chamada a canção, depois virou slogan da campanha de Bruno Covas (PSDB) à Prefeitura de São Paulo.

Já Karol Conká foi contratada pela Caixa Econômica Federal para compor e cantar uma música em homenagem à atleta Joice Silva, do wrestling, modalidade então patrocinada pela Caixa. A canção, de nome "Tô na Luta", foi lançada sem que Karol sequer tivesse tido contato com a homenageada e fez relativo sucesso, superando a marca de 300 mil visualizações no Youtube.

Depois, a rapper foi convidada pelo diretor Fernando Meirelles para cantar na cerimônia de abertura da Olimpíada, no Maracanã, em dueto com a jovem MC Soffia, que tinha então 12 anos. As duas cantaram "Toquem os Tambores", composta por ambas e que falava de empoderamento feminino: "Se liga só no empoderamento, respeite nossa luta e nosso movimento. Escute minha voz representando as meninas, todas que são guerreiras coloquem as mãos para cima. Todas somos vencedoras. Toquem então os tambores".

Mas o grande sucesso mesmo da hoje vilã do BBB 21 não foi nenhuma canção oficial. Na época da Rio-2016, 'Tombei', de Karol Conká, estava bombando nas rádios e, principalmente, nas pistas. Um levantamento publicado à época apontou que "Tombei" foi a música mais tocada nas festinhas particulares da Rio-2016.