Topo

Olhar Olímpico

Ex-jogador que tentou furar fila da vacina é exonerado de prefeitura

Simei Lamarca na fila da vacina - Reprodução/TV TEM
Simei Lamarca na fila da vacina Imagem: Reprodução/TV TEM

31/01/2021 13h27

O ex-jogador de futsal Simei Lamarca foi exonerado ontem (30) do cargo de diretor de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo da prefeitura de São Roque, no interior de São Paulo. Na sexta (29), ele foi flagrado tentando furar a fila da vacina em uma cidade próxima, Votorantim, alegando que trabalha como personal trainer de quatro pessoas daquele município. Por causa disso, no entender dele, ele poderia ser vacinado antes que os idosos, por exemplo.

Simei foi filmado na enorme fila da vacina em um Pronto Atendimento em Votorantim por uma equipe da TV TEM (afiliada da Globo na região) que fez uma entrada ao vivo de lá. Como Simei antes foi secretário de esporte da vizinha Sorocaba, ele foi reconhecido. A equipe de reportagem esperou ele ser atendido, pediu uma entrevista, e ele recusou. Mesmo assim, a conversa foi gravada.

Em nota, Simei disse que procurou a unidade de saúde de Votorantim para "esclarecer sobre a possibilidade de vacinação" uma vez que, além de ser diretor da prefeitura de São Roque, ele atua como profissional de educação física e tem "trabalhos de personal training com quatro alunos em Votorantim, sendo dois idosos e uma aluna com deficiência".

Segundo Simei, ele chegou à fila às 6h, aguardou atendimento de triagem e foi informado de que não poderia tomar vacina. "Reforçamos que o protocolo estabelecido pelas autoridades de saúde para vacinação contra a covid-19 foi e é respeitado pelo diretor de São Roque", diz nota enviada por ele na tarde de sexta, mas atribuída à prefeitura de São Roque.

Diante de forte pressão da população de São Roque nas redes sociais, o governo municipal anunciou no sábado à tarde que Simei "não faz mais parte do quadro de servidores municipais", sem dar mais informações da exoneração. O ex-jogador ficou apenas 30 dias no cargo e chegou à prefeitura junto com o prefeito Guto Issa (Podemos).

O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, que responde por São Paulo, destaca em seu site que ainda não chegou o momento de os profissionais da área serem vacinados. "Todos temos consciência que os Profissionais de linha de frente no combate à covid devem ter total prioridade na primeira fase de imunização. Até mesmo para estes, a oferta de vacinas não é suficiente no momento. Também é importante lembrar que todos os Profissionais de Educação Física serão vacinados. Porém, temos um cronograma a ser seguido, estipulado pelo Governo Federal e Estadual".