Topo

Olhar Olímpico

Avancini tem problemas e fica em 10º no Mundial do MTB

Henrique Avancini participa da prova de mountain bike nas Olimpíadas do Rio - AP Photo/Pavel Golovkin
Henrique Avancini participa da prova de mountain bike nas Olimpíadas do Rio Imagem: AP Photo/Pavel Golovkin

10/10/2020 11h24

O dia não foi de Henrique Avancini. O brasileiro chegou ao Mundial de Mountain Bike, na Áustria, sonhando com uma medalha inédita e até com o título. Mas ele se distanciou dos líderes logo na primeira volta, chegou a pedalar em segundo, mas foi ficando para trás nas últimas duas voltas terminou na décima colocação na prova realizada hoje (10).

Ao final da disputa, o brasileiro lamentou as dificuldades da performance através de uma publicação nas redes sociais: "Dia duro no Campeonato Mundial 2020. Acredito que gerenciei bem a corrida com as piores condições possíveis pra mim. Após quase ir pro chão na largada, escalei o pelotão e me mantive em contato com a briga pelas medalhas até o final da penúltima volta. Furei o pneu traseiro muito longe da 'tech zone' (área onde ficam os mecânicos). Perdi muito tempo e energia. No final cruzei na 10ª colocação. Mesmo sem ser um grande dia, a temporada foi de evolução".

Em 2017 e 2018, ele foi quarto colocado e a expectativa era de um resultado melhor porque Avancini vem melhorando a olhos vistos. Nas últimas seis etapas de Copa do Mundo, sendo cinco do ano passado, ele terminou entre os cinco primeiros, ganhando dois bronzes. No domingo passado, ganhou pela primeira vez uma corrida de Copa do Mundo no XCO, versão olímpica do MTB. Desde julho do ano passado, seu único resultado fora do Top5 foi exatamente no Mundial do ano passado, quando também foi décimo.

Por causa desses bons resultados, ele se tornou o número 2 do ranking mundial e hoje pôde largar na primeira fila, em vantagem. Mas ele saiu mal e caiu para o 11º lugar. Logo se recuperou e chegou ao pelotão que brigava do terceiro ao sexto lugares.

O francês Jordan Sarrou e o holandês Milan Vader dispararam na frente desde o início, mas a pista técnica, desgastada pelas provas disputadas nos dias anteriores (júnior, sub-23, feminino, etc),acabou derrubando duas vezes o holandês, que foi ultrapassado pelo pelotão que tinha Avancini. O brasileiro chegou a pedalar bom tempo na segunda colocação, variando até o quinto lugar.

Na quinta de seis voltas, porém, Avancini foi ficando para trás, mais de minuto atrás do pelotão onde antes estava. No final, terminou na 10ª colocação, a dois minutos e 49 segundos do primeiro colocado e quase um minuto e meio do pódio. A vitória ficou com o francês Jordan Sarrou, oitavo do ranking mundial, que pedalou sozinho praticamente toda a prova. A prata foi para Mathias Flueckiger, da Suíça, e o bronze para outro francês, Titourand Carod.

+ Acompanhe o que mais importante acontece no esporte olímpico pelos perfis do Olhar Olímpico no Twitter e no Instagram. Segue lá! +