PUBLICIDADE
Topo

Campeonato Mundial de Atletismo é adiado para 2021 por causa do coronavírus

Equipe brasileira conquista ouro no revezamento 4x100m feminino do atletismo do Pan - Alexandre Loureiro/COB
Equipe brasileira conquista ouro no revezamento 4x100m feminino do atletismo do Pan Imagem: Alexandre Loureiro/COB
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

29/01/2020 17h41

A World Athletics, federação internacional de atletismo (antiga IAAF) anunciou nesta quarta-feira (29) o adiamento do Mundial Indoor, que seria realizado em Nanjing, na China, em março. O campeonato é tradicionalmente realizado no primeiro trimestre dos anos pares, no final da temporada de inverno no Hemisfério Norte, mas esta edição vai acontecer agora apenas em 2021.

A decisão é o maior golpe ao esporte causado pelo coronavírus até aqui. Antes, outros eventos marcados para ocorrer na China já haviam sido transferidos de local, mas nenhum com o peso de um Campeonato Mundial. A lista já continha um grupo do Pré-Olímpico Feminino de futebol e outro do de basquete, o Pré-Olímpico de boxe da Ásia e da Oceania e etapas de circuitos mundiais de tênis e de esqui.

"Sabemos que a China está fazendo todo o possível para conter o novo coronavírus e os apoiamos em todos os seus esforços, mas é necessário fornecer aos nossos atletas, federações e parceiros um caminho claro a seguir em um cenário complexo e veloz. O conselho da nossa equipe médica, que está em contato com a Organização Mundial da Saúde, é que a disseminação do Coronavírus na China e fora do país ainda é um nível preocupante", disse a World Athletics, em nota.

O Mundial não poderia ser adiado dentro de outra data em 2020 porque, após março, em todo o mundo começam as competições outdoor, já em preparação para os Jogos Olímpicos. Assim, a decisão foi adiar o torneio para março de 2021, meses antes do Mundial de Atletismo que será disputado em Eugene, nos Estados Unidos.

Olhar Olímpico