Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marcelo aumenta lista de brasileiros de renome na história do Olympiacos

Marcelo deixou o Real Madrid depois de 16 temporadas para reforçar o Olympiacos - Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images)
Marcelo deixou o Real Madrid depois de 16 temporadas para reforçar o Olympiacos Imagem: Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images)

Colunista do UOL

03/09/2022 12h25

A contratação de Marcelo aumenta o número de jogadores brasileiros de renome na história quase centenária do Olympiacos (fundado em 1925). Livre no mercado da bola desde que deixou o Real Madrid, o lateral-esquerdo assinou contrato válido por uma temporada (até junho de 2023), com opção de renovação por mais uma temporada (até junho de 2024).

Aos 34 anos, o veterano lateral entra agora numa lista de peso que tem Zé Elias, Rivaldo, Rafinha e, especialmente, Giovanni, que foi o mais marcante de todos nas últimas décadas do clube grego.

Ídolo do Santos, Giovanni defendeu o time de Pireu, na região metropolitana da capital Atenas, por cinco temporadas e meia. Chegou em 1999, depois de uma passagem de três anos pelo Barcelona, e foi embora em 2005, quando regressou para o Peixe. Conquistou seis títulos, sendo cinco ligas.

Após representar Bayer Leverkusen, Inter de Milão e Bologna, Zé Elias, revelado pelo Corinthians, desembarcou na Grécia em 2000. Permaneceu até 2003, sendo negociado com o Genoa. Venceu três vezes a liga.

O mais badalado de todos sem dúvida alguma é Rivaldo. Foi contratado em 2004 já como campeão do mundo com a seleção brasileira. Depois de brilhar pelo Barcelona e passar por Milan e Cruzeiro, resolveu então se aventurar no futebol grego, onde também acabou por atuar pelo rival AEK. Ao todo, ergueu cinco troféus (três ligas e duas taças).

O último dos mais conceituados teve um percurso curto e não obteve tanto sucesso. Referência do Bayern de Munique e destaque do Flamengo do período de Jorge Jesus, Rafinha rumou à Grécia em 2021. Foi campeão nacional, mas fez apenas 22 jogos oficiais e nem sequer terminou a temporada, tendo voltado para o Brasil para assinar pelo Grêmio.

Atual terceiro colocado na liga, o Olympiacos contou ainda com outros brasileiros conhecidos, como, por exemplo, Edu Dracena, Dudu Cearense e Guilherme (ex-volante de Portuguesa e Corinthians). Para 2022/23, Marcelo é o único no elenco - Tiquinho Soares até começou a temporada (fez quatro jogos), mas saiu para reforçar o Botafogo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Giovanni foi para o Olympiacos em 1999, e não em 2019. O erro foi corrigido.