Topo

Luís Rosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras sai na frente, mas não suporta pressão e empata com Flamengo

Arrascaeta, do Flamengo, e Gabriel Menino, do Palmeiras, em ação pelo jogo do Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Arrascaeta, do Flamengo, e Gabriel Menino, do Palmeiras, em ação pelo jogo do Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

08/07/2023 23h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na volta do técnico Abel Ferreira à beira do gramado e com a imposição da lei da mordaça, o Palmeiras conseguiu dominar apenas o primeiro tempo, quando abriu o marcador com o gol de Dudu, mas foi envolvido na etapa final e sofreu o empate, no gol anotado por Arrascaeta.

Com o empate, por 1 a 1, o Palmeiras subiu para 24 pontos e completou a quarta partida seguida sem vencer no Campeonato Brasileiro. O Flamengo, que buscava a terceira vitória consecutiva, assumiu provisoriamente a segunda posição, com 26 pontos.

Escalado com o que tem de melhor contra um Flamengo sem parte dos seus principais jogadores, o Palmeiras tomou conta das ações no primeiro tempo. Para isso, a equipe soube abrir espaços pelos lados com as subidas dos dois laterais, Mayke, na direita, e Piquerez, do lado esquerdo.

Dessa maneira, o Palmeiras conseguiu aproveitar o entrosamento nas ações ofensivas e abriu o marcador com Dudu.

Agora, os dois times vão se dedicar aos jogos da volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Flamengo, que venceu o Athletico-PR por 2 a 1, de virada, no Maracanã, joga pelo empate em Curitiba.

Derrotado pelo São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi, o Palmeiras joga na próxima quinta-feira, no Allianz Parque. Precisa vencer, no mínimo, por dois gols de diferença.

Se o Palmeiras foi mais agressivo no primeiro tempo, o cenário mudou na etapa final com o Flamengo tomando mais a iniciativa da partida. Isso em função da entrada do meia Éverton Ribeiro, que voltou do vestiário no lugar de Luiz Araújo, e depois Arrascaeta,esse entrou no decorrer no lugar de Éverton Cebolinha.

Era isso que o Palmeiras queria, afinal o contragolpe poderia decidir a partida. Aconteceram oportunidades para isso, mas faltou capricho nas finalizações.

De tanto rondar a entrada da área palmeirense, a dupla Éverton Ribeiro e Arrascaeta fez a diferença.Com o cruzamento do primeiro, o segundo anotou de cabeça.

Gás de pimenta

Em uma partida de alto nível, o grande problema aconteceu fora de campo no primeiro tempo. Por causa de uma confusão de torcedores, a Polícia Militar usou gás de pimenta e o vento levou o produto para dentro do estádio. Alguns jogadores e torcedores sentiram os efeitos com a inalação e a partida foi paralisada duas vezes.