Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Endrick coroa ótima estreia do Brasil na era do técnico Dorival Júnior

É claro que Endrick, 17 anos, é o grande nome da vitória da seleção brasileira, por 1 a 0, sobre a Inglaterra, no estádio de Wembley. O garoto fez seu primeiro gol e se tornou o quarto jogador mais jovem a marcar pelo Brasil.

Neste momento de reconstrução da seleção brasileira, o mérito começa pelo técnico Dorival Júnior, que bastou fazer o simples para transformar bons jogadores, que tiveram poucos dias de treinos, para encarar um adversário muito mais encorpado, que jogou em sua casa e ostentava dez jogos de invencibilidade, com oito vitórias e dois empates.

Apesar de ser mais perigosa com a bola nos pés, em chances reais, as do Brasil foram maiores e foi uma pena o primeiro tempo ter terminado sem ao menos um gol.

Sem a bola, o Brasil mostrou competência e maturidade para fechar os espaços e não fez cerimônia em cometer faltas para parar os contragolpes. Os homens de defesa, Danilo, Fabrício Bruno e Wendel, ficaram plantados na frente do estreante goleiro Bento, que só fez uma defesa com dificuldade.

No meio-campo, Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá, além de ajudarem na marcação, também foram importantes na criação ofensiva e até em finalizações, como foi o caso de Paquetá, que carimbou a trave no primeiro tempo e na etapa final deu outra finalização ao ataque.

Os atacantes Rodrygo, Raphinha e Vinícius Júnior tiveram ótimas chances, mas não obtiveram sucesso na primeira etapa.

O melhor estava reservado por quem era o jogador mais aguardado que entrasse no segundo tempo. Endrick entregou aquilo que se espera dele e, com uma estrela que acompanha os grandes atletas, marcou o gol da vitória.

Não foi só ele que entrou bem. Andreas Pereira, que deu o passe para Vinícius Júnior no lance que originou o gol, e Savinho também aproveitaram os minutos e foram decisivos.

Agora, com confiança por ter batido uma seleção de ponta —a Inglaterra é a terceira colocada no ranking da Fifa—, o Brasil de Dorival Júnior começa e já impõe respeito aos adversários.

Continua após a publicidade

Ah, Dorival Júnior, contra a Espanha na próxima terça-feira, no estádio Santiago Bernabéu, você tem a obrigação de escalar o trio Rodrygo, Vinícius Júnior e Endrick. Curiosamente, os três que prometem deixar o Real Madrid ainda mais forte, quando o atacante palmeirense começar a sua jornada na Europa no segundo semestre.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes