Topo

Luís Rosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Líder geral, Palmeiras pode encarar pedreira nas oitavas de final

Artur festeja o primeiro dos seus dois gols do Palmeiras sobre o Bolívar em confronto da Libertadores - Alexandre Schneider/Getty Images
Artur festeja o primeiro dos seus dois gols do Palmeiras sobre o Bolívar em confronto da Libertadores Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

29/06/2023 22h51Atualizada em 29/06/2023 23h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras goleou o Bolívar, por 4 a 0, no Alllianz Parque e fechou com cinco vitórias seguidas a fase de grupos da Copa Libertadores. Assim, o Verdão repete as campanhas de 2018, 2019, 2020 e 2022 e termina com a primeira colocação entre os 16 classificados para as oitavas de finais.

No Grupo C, o Palmeiras somou 15 pontos contra 12 do Bolívar-BOL, que terminou na segunda colocação do Grupo C. Ao buscar o empate, por 2 a 2, com o Cerro Porteño, o Barcelona de Guayaquil-EQU ficou com a terceira colocação e vai disputar o playoff por vaga na Copa Sul-Americana.

Depois de um começo complicado, por causa da forte marcação do Bolívar, o Palmeiras se soltou no primeiro tempo após os 20 minutos e anotou os primeiros gols da vitória, com os atacantes Rony e Artur.

Ao tomar os devidos cuidados para não deixar o adversário crescer, o Verdão seguiu mandando na partida na etapa final e fechou o placar com os gols do lateral esquerdo Piquerez e de Artur, que estava sentindo com cãibras e, mesmo assim, anotou o quarto gol.

O triunfo recoloca os palmeirenses nos trilhos, que entraram em campo após duas derrotas seguidas pelo Brasileirão, contra o Bahia e Botafogo, ambas por 1 a 0, que fizeram cair a invencibilidade, respectivamente, no Campeonato Brasileiro e como mandante na temporada.

Fé no sorteio

Nos últimos anos, das quatro vezes em terminou com a melhor campanha, o Palmeiras só conquistou o título na edição de 2020, que teve a decisão, por causa da pandemia da Covid-19, realizada em janeiro de 2021, com a vitória sobre o Santos. Na campanha do tricampeonato, ao vencer o Flamengo na decisão, em novembro de 2021, o Verdão fechou a fase de grupos na segunda colocação.

Primeiro colocado geral, o Palmeiras terá o direito de decidir a vaga até a semifinal como mandante, mas pode encarar uma pedreira nas oitavas de finais.

Isso porque no sorteio, que será realizado na próxima quarta-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai, o Palmeiras, que está no pote 1, pode encarar Atlético-MG, Flamengo, River Plate, Argentinos Juniors, Nacional-URU e Nacional de Medellín-COL, times que já foram campeões da Libertadores e que terminaram na segundo colocação. Os adversários teoricamente mais fáceis são o Bolívar e o Deportivo Pereira-COL.