Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Equilibrada e imprevisível, Série A italiana virou o Brasileirão da Europa

04/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um campeonato que não se sabe quem vai ganhar antes de começar e nem é possível apontar dois ou três super favoritos, de onde inevitavelmente sairá o campeão. Um país de tradição, história, títulos mundiais na bagagem, mas que viveu o auge do futebol doméstico décadas atrás e hoje vive crise financeira, rentabiliza menos do que outros. Muitas camisas pesadas, muitos times com torcida, o mais popular deles joga "em casa" mesmo quando está longe de seu estádio. Grandes que já passaram pela segunda divisão, muitos clubes administrados por dirigentes personalistas, até caricatos,

Parece que estamos falando do Brasil, não é mesmo? Mas não, estamos falando do atual estado das coisas no calcio, na Série A do futebol italiano.

O futebol europeu vive anos de domínio muito absurdo de quem sempre dominou, mas não com tal abismo separando poucos de muitos. As ligas domésticas estão cada vez mais previsíveis e inevitavelmente passarão por mudanças nos próximos anos.

A Itália teve anos de domínio da Juventus, mas de três temporadas para cá vive um momento diferente. A Série A está nivelada (possivelmente mais por um alinhamento geral de estrelas do que algum tipo de planejamento) e isso gera uma situação de equilíbrio entre nada menos do que sete agremiações. Ninguém sabe quem vai ser campeão!

No momento, o Napoli lidera com uma incrível arrancada, mesmo depois de perder tantos jogadores importantes entre a temporada passada e a atual. A segunda posição é da Atalanta, que há anos joga um futebol envolvente, ofensivo e legal de ver. O Milan, que defende o inesperado título vencido no primeiro semestre, está atrás. Logo vêm Roma e Lazio, eternas rivais da capital e que se enfrentam no domingo (14h). E só em sexto e sétimo na classificação é que aparecem Inter e Juventus, que também jogam domingo (16h45).

Roma e Lazio têm, em Mourinho e Sarri, dois técnicos conhecidos e campeões na Inglaterra. Juventus e Inter passaram muitos anos gabando-se de nunca terem caído, hoje só a Inter pode presumir do feito. Chegaram a contratar bem para a temporada, mas nunca conseguiram se acertar e emendar bons resultados. Será que alguma delas pode alcançar o Napoli?

Rodada sim, rodada também, há sempre um confronto entre os sete postulantes, algum jogo grande. Pelos algoritmos das casas de apostas, só os times de Milão podem ameaçar o Napoli, mas quem garante que não haverá algum outro atropelando no segundo turno?

O fato é que o Italiano ganhou, meio que sem querer, a cara do Brasileirão. A imprevisibilidade como marca principal, a qualidade se resolve depois, de algum jeito.