Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Jogo épico de Madrid parece ter apenas evitado o inevitável

Real Madrid e Manchester City fizeram um jogo épico no Santiago Bernabéu, digno do time que domina a Europa desde que o futebol continental existe contra o outro que é o melhor dos últimos anos. Foi um 3 a 3 de tirar o fôlego, com duas viradas, muitas chances, muitas jogadas bonitas, muitos "quases", muitas alternativas. O jogo poderia ter ido para qualquer lado, ficou no empate. Foi daquelas partidas que você não quer que acabe nunca.

O empate é suficiente para o Real Madrid? No ano passado, o Bernabéu viu um empate na ida, no jogo entre eles válido pelas semifinais. Para depois o City fazer 4 a 0 na volta. No ano retrasado, o Real passou (e foi campeão), mas todos aqueles jogos épicos tiveram o Bernabéu como palco decisivo.

O City não tem voado na temporada, como fez na passada. Ainda assim, é um time que joga bola demais e conseguiu fazer a partida que fez no Bernabéu mesmo sem De Bruyne, desfalque de último minuto. Também estavam fora Éderson, Walker, Aké…

No momento em que esteve abaixo no placar (2 a 1) e foi para cima no segundo tempo, chegou à virada "ao natural". O Real Madrid parece ter uma capacidade maior de fazer as coisas acontecerem quando o que impera é o caos. O City prefere a "normalidade".

A equipe de Guardiola aprendeu a falar grosso também nos momentos em que é necessário falar grosso. Antes, era um festival de jogo bom ou ótimo contra uma classe X de times e jogos menos bons ou ótimos contra os adversários mais poderosos. Um modelo que sempre serviu para pontos corridos, nunca para mata-mata. Depois de quebrar a zica e ganhar a Champions no ano passado, o City parece ter adotado uma postura diferente e provou isso hoje.

Já o Real Madrid tem um time que passa o tempo todo a impressão de ainda estar incompleto. Falta alguma coisa. Sobram história, tradição e talento. Falta Mbappé?

Creio que a classificação do City em Manchester seja inevitável. É uma pena, para o Real Madrid, que este duelo tenha de ser decidido em dois jogos. Em um só, ficaria tudo muito mais aberto, como pudemos ver nesta terça.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes