Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gomes: Uefa passa vergonha com erros primários em sorteio da Champions

Diretor de competições da Uefa, Giorgio Marchetti foi o responsável pelo sorteio - SEBASTIEN NOGIER / EFE
Diretor de competições da Uefa, Giorgio Marchetti foi o responsável pelo sorteio Imagem: SEBASTIEN NOGIER / EFE

13/12/2021 10h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Uefa sorteou nesta segunda-feira de manhã os confrontos de oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Os jogos? Pouco importam. O sorteio foi simplesmente cancelado e será refeito às 11h (de Brasília).

Porque os erros gravíssimos e primários cometidos transformaram o sorteio em um ridículo mundial. Foram colocadas bolinhas dentro do potes que não deveriam ter sido colocadas e deixaram de ser colocadas outras. Qualquer coisa que não fosse refazer o sorteio deixaria a competição sob suspeita.

Só o primeiro jogo, envolvendo Benfica e Real Madrid, poderia ser considerado um confronto sorteado de forma correta. Se vier um adversário mais difícil para o Real, tipo PSG ou Chelsea, imaginem a chiadeira.

O problema começou no segundo jogo. O Villarreal foi sorteado do pote de segundos colocados. Ele não poderia enfrentar o Real Madrid (por ser do mesmo país e por já ter sido sorteado) e o Manchester United (por ser do mesmo grupo). Havia uma pessoa designada pela Uefa para pegar as bolinhas dos times que poderiam ser emparelhados com o Villarreal e colocar em um pote para que o ex-jogador russo Arshavin fizesse efetivamente o sorteio.

Esta pessoa da Uefa estava despreparada e cometeu muitos erros. O primeiro se notou justamente quando saiu o nome do Manchester United para enfrentar o Villarreal. Houve alguns segundos desconcertantes. Em vez de "parar tudo" e se certificar que as bolinhas colocadas no pote eram as corretas, Giorgio Marchetti, o "comandante" do sorteio, simplesmente pediu para Arshavin tirar outra bolinha. Saiu o Manchester City.

Na sequência, no entanto, outros erros foram cometidos sem que isso ficasse claro. Mas bastava ver o movimento de mãos do cidadão que pegava as bolinhas dos primeiros colocados de grupo para colocar no pote a ser sorteado. O Atlético de Madrid, por exemplo, foi sorteado para enfrentar o Bayern de Munique. Mas, no pote, foi colocado o nome do Liverpool (que era do mesmo grupo do Atlético e não seria um adversário possível) e não foi colocada uma bolinha com o Manchester United.

O Atlético reclamou imediatamente após o sorteio e questionou a Uefa sobre os procedimentos.

A partir daí, aparentemente foi tudo feito da forma correta, mas o sorteio já estava afetado pelos primeiros erros. No primeiro sorteio, o Chelsea havia se dado bem e iria enfrentar o Lille, o adversário ideal para o atual campeão. Haveria também o duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi, com Manchester United x PSG.

Agora, resta esperar o segundo sorteio.