Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gomes: Vinícius Jr volta a decidir, e La Liga fica nas mãos do Real Madrid

Vinicius Jr. carrega a bola pelo Real Madrid em clássico contra o Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol - Javier Soriano/AFP
Vinicius Jr. carrega a bola pelo Real Madrid em clássico contra o Atlético de Madri pelo Campeonato Espanhol Imagem: Javier Soriano/AFP

12/12/2021 18h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Real Madrid conseguiu neste domingo a décima vitória consecutiva na temporada, sétima em La Liga. Foi uma vitória sobre o rival da cidade, o Atlético de Madrid, com duas assistências brilhantes de Vinícius Jr para os gols de Benzema e Asensio - um em cada tempo.

Com a vitória, o Real abre simplesmente 12 pontos de vantagem sobre o atual campeão - ainda que o Atlético siga com um jogo a menos. Quem está mais perto na tabela é o Sevilla, com 8 pontos e também um jogo a menos que o Real.

O fato é que a sequência de vitórias do time de Carlo Ancelotti, batendo Sevilla, Real Sociedad e Atlético, os três perseguidores mais próximos, deixa o campeonato nas mãos. É verdade que está só acabando o primeiro turno, mas o Real encontrou um time titular, um jeito de jogar e agora é só uma questão de controlar.

Benzema, que era dúvida para a partida, foi importante novamente. Jogou só 45 minutos e meteu um golaço. Mas o nome próprio da campanha é Vini Jr. Todos conheciam a capacidade de correr e driblar. Com a sequência dada por Ancelotti, ele melhorou no que era ruim: a tomada de decisões.

Vinícius aprendeu a hora de chutar - e está chutando bem, fazendo muitos gols. E aprendeu a hora de passar. Neste domingo, foram duas espetadas do Real em que Vinícius se deslocou, recebeu, levantou a cabeça e viu o companheiro em melhor situação para fazer o gol.

O Atlético não fez uma má partida. Depois da classificação heróica na Liga dos Campeões, no meio de semana, o time de Simeone fez uma partida decente contra o Real Madrid. Mas havia Courtois do outro lado para impedir qualquer tipo de reação - o goleiro belga voltou a ser importantíssimo.

O Real Madrid não dá show. É um time sério, que se defende bem, que segue com três jogadores muito especiais no meio de campo - os intermináveis Casemiro-Kroos-Modric e que contra ataca de forma letal. Na Espanha, ninguém consegue parar esse time. Na Europa, só saberemos no ano que vem.

Acompanhe a LIVE para falar da vitória do Real Madrid no dérbi e do empate do Barcelona contra o Osasuna clicando aqui.