Topo

Julio Gomes

Números do cometa Haaland na Liga dos Campeões assustam

Haaland do Borussia Dortmund durante jogo contra o Brugge pela Liga dos Campeões - Ina Fassbender/AFP
Haaland do Borussia Dortmund durante jogo contra o Brugge pela Liga dos Campeões Imagem: Ina Fassbender/AFP

27/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Erling Haaland, o cometa Haaland, está dando medo. Ou prazer. Os as duas coisas misturadas. Que tipo de fenômeno está aparecendo no futebol mundial?

Dá medo pensar onde ele pode chegar. Dá um prazer danado saber que a fila está andando. O bola não para de girar. Hoje, junto com tantos adjetivos, a melhor definição para Haaland é: "o mais desejado da Europa".

No meio de semana, depois de marcar mais dois na vitória do Borussia Dortmund sobre o Brugge, ele chegou a 16 gols em 12 partidas de Liga dos Campeões da Europa. Metade destes jogos foram disputados com a camisa do Red Bull Salzburg, no segundo semestre de 2019 (fase de grupos). A outra metade, já pelo Dortmund, clube que o contratou em janeiro por um preço que cada mais parece risível: 20 milhões de euros.

Para se ter uma ideia, o site Transfermarkt, maior especialista do mundo em valores do mercado da bola, já avalia que Haaland valha 100 milhões de euros - que tal um retorno de cinco vezes o valor investido em menos de um ano?

É claro que o Borussia não pretende vendê-lo. Mas é claro que vai vendê-lo. Porque logo logo vai chegar algum maluco aí da Inglaterra ou da Espanha querendo pagar não 100, mas 200 milhões de euros. Os sites europeus falam muito de Real Madrid, Manchester United e Liverpool como os mais interessados (e capazes) em trazê-lo. Veremos.

Haaland tem só 20 anos de idade, nasceu em Leeds, na Inglaterra, pois seu pai jogava lá na época. Com três anos, ele foi para a Noruega. Aos cinco, começou a jogar bola. Isso tudo aconteceu outro dia, já neste século.

Ele tem 1,94m de altura, o que faz ser ainda mais impressionante a maneira como se movimenta em campo. É muito rápido, muito inteligente, tem desenvoltura e finaliza como se tivesse 10 anos de futebol profissional nas costas.

Sabem quantos gols Messi havia marcado na Champions League após 12 jogos? Dois. E Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da competição? Nenhum. Haaland, vamos lembrar, já marcou 16. Nunca um jogador chegou a esta marca em tão poucos jogos.

Ele superou gente do calibre de Ronaldo Fenômeno, Zinedine Zidane e Miroslav Klose, caras que passaram a vida jogando Champions, todos com 14 gols na fase fina da competição. Se fizer mais 6, já estará no top 50. Convenhamos, mais 6 é capaz que ele marque antes do final da fase de grupos...

O Borussia Dortmund lidera sua chave e enfrenta, nas duas próximas semanas, Lazio e Zenit para confirmar a classificação para as oitavas de final. Haaland é o artilheiro do torneio, com seis tentos. Desde que chegou ao clube alemão, em janeiro, ele marcou 33 gols em 31 jogos por todas as competições.

O cometa Haaland está passando diante de nossos olhos. Convém ficar de olho, porque o menino está escrevendo história.