Topo

Julio Gomes

Com muita polêmica, pouco Neymar e nenhuma bola, PSG sobrevive

24/11/2020 18h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Paris Saint-Germain fez um jogo fraquíssimo e contou com um pênalti para lá de polêmico para vencer o RB Leipzig por 1 a 0, nesta terça, mantendo vivas as chances de se classificar para o mata-mata da Liga dos Campeões da Europa.

O pênalti saiu logo no começo do jogo. Um lance de disputa de bola dentro da área em que Di María dobra o joelho e arruma um pênalti sem ser tocado pelos adversários. O VAR não chamou para a revisão - e acho que nem tem que chamar mesmo, foi uma interpretação equivocada de campo, não um erro objetivo crasso. Neymar cobrou com perfeição e fez o gol do Paris.

A partir daí, praticamente só o Leipzig jogou. O time alemão teve várias chances de gol, dominou completamente as ações e merecia ter saído de campo com um resultado melhor. O sufoco parisiense durou até os 51min do segundo tempo.

Neymar, que volta de lesão e claramente carece de ritmo de jogo, mostrou-se irritado durante toda a partida. Levou cartão amarelo, se meteu em confusão, esteve em um daqueles dias "ruins". Além do mais, jogou centralizado no ataque, em um sistema sem centroavante, e não conseguiu participar como gostaria.

O time não jogou, ele tampouco. Mbappé não fez nada. O melhor em campo foi Marquinhos, impecável nas ações defensivas.

O Manchester United fez o que dele se esperava e venceu o Istambul Basaksehir por 4 a 1, em Old Trafford. Agora, o United tem 9 pontos, PSG e Leipzig têm 6 e o time turco tem 3. O grande negócio do resultado de hoje para o Paris é que ele ganha a vantagem de se classificar em caso de tríplice empate no grupo ou caso fique empatado com o RB Leipzig.

Isso porque o confronto direto é o primeiro critério de desempate. Na Alemanha, o Leipzig venceu o PSG por 2 a 1. Em Paris, os franceses fizeram 1 a 0. O gol fora de casa vale para o desempate entre eles, então o PSG tem o average sobre o time da Red Bull.

Na próxima rodada, semana que vem, o RB Leipzig vai à Turquia enfrentar o Istambul Basaksehir, enquanto o Manchester United recebe o PSG. Se o clube alemão fizer seu papel e vencer, o PSG estará obrigado a ganhar do United, senão não dependerá apenas dele na última rodada. É outra final!

Derrota para o United combinada com vitória do Leipzig deixa o PSG virtualmente eliminado. Se empatar na Inglaterra, ele dependerá, na última rodada, de vitória sobre os turcos em Paris e de um tropeço do RB Leipzig contra o United. Caso vença em Old Trafford, o PSG estará praticamente classificado.