Topo

Julio Gomes

Se concluir temporada perfeita, PSG irá repetir feito único na história

22/08/2020 09h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Paris Saint-Germain e Bayern de Munique jogam a final deste domingo com a chance de completar a temporada perfeita. O Paris ganhou tudo na França (campeonato, interrompido pela pandemia, Copa e Copa da Liga), enquanto o Bayern ganhou tudo na Alemanha (campeonato e Copa). O que antes era muito raro acabou tornando-se algo comum no futebol europeu, na era das superpotências - dominam domesticamente e brigam pela Liga dos Campeões entre elas.

Mas o PSG pode fechar a temporada perfeita com quatro títulos e conseguir algo que não está ao alcance do Bayern (e de outros clubes alemães, espanhóis ou italianos). É que na França, assim como na Inglaterra e em Portugal, por exemplo, mas ao contrário dos países que citei acima, existe a tal Copa da Liga. É um torneio a mais.

Um torneio que é o menos importante em cada um desses países, em que geralmente jogam os reservas. Mas é uma Copa, quer queira, quer não. Desde que foi comprado pelo governo do Catar, o Paris já conseguiu quatro vezes a tríplice coroa doméstica (14/15, 15/16, 17/18 e agora, 19/20). Se for campeão europeu, conseguirá ir além, chegar à quádrupla coroa, se é que existe esse nome.

Só uma vez na história isso aconteceu. Foi 53 anos atrás, quando o Celtic conquistou a tríplice coroa na Escócia (campeonato, Copa e Copa da Liga) e ainda foi campeão da Copa dos Campeões da Europa, vencendo na final a Inter de Milão - curiosamente, a primeira final disputada em Lisboa. Quatro títulos!

A tríplice coroa europeia - ou seja, ganhar a Copa dos Campeões, que virou Champions League, o campeonato e a Copa domésticos - já foi conquistada por outros clubes. O primeiro deles foi o Celtic, em 67. Depois vieram: Ajax (72), PSV (88), Manchester United (99), Barcelona (2009), Inter de Milão (10), Bayern (13) e Barça de novo (15).

Mas não há Copa da Liga na Holanda, Espanha, Itália ou Alemanha. Destes citados acima, o único que poderia ter sido campeão de quatro títulos na mesma temporada era o Manchester United, de Alex Ferguson - que, no entanto, ficou sem o título da Copa da Liga da Inglaterra em 99.

O Bayern de Munique pode, domingo, igualar o feito de 2013, conquistar a segunda tríplice coroa de sua história e se igualar ao Barcelona, o único a fazer isso duas vezes. Já o Paris pode ser o oitavo clube a entrar na seleta lista e, de quebra, por essa característica do calendário francês, igualar o Celtic.

Vejam o tamanho do feito. O Real Madrid, por exemplo, 13 vezes campeão da Europa, nunca conseguiu uma tríplice coroa, uma temporada perfeita.

Muitos se lembrarão do "sextete" do Barça de Guardiola, em 2009. Ganhou Champions, campeonato, Copa do Rei, depois Supercopa da Europa, da Espanha e o Mundial de Clubes. Mas aí estamos falando do ano natural, que envolve duas temporadas diferentes (a 08/09 e a 09/10), com supostamente dois times diferentes.

Aliás, dos times citados logo acima, além do Barça-09 o único outro que completou um ano natural perfeito, ganhando tudo, foi o Ajax-1972, de Cruyff. Fez a tríplice coroa e, no fim do ano, ganhou a Copa Intercontinental contra o Independiente (ARG) - não existiam ainda as Supercopas, nem da Europa nem da Holanda.

O Celtic teve uma temporada perfeita (66/67), mas não um ano natural de 1967 perfeito, já que perdeu a final do Mundial para o Racing, da Argentina, em três partidas. O PSV-88 perdeu para o Nacional, do Uruguai, já em jogo único, em Tóquio. Eram outros tempos!

Basta ver que em 53 temporadas desde a criação da Copa dos Campeões (de 1955 até 2008), só houve quatro times que conquistaram a tríplice coroa. Já de 2009 a 2020, nas últimas 12 temporadas, cinco times chegam o feito. A distribuição de forças mudou demais na Europa - e, consequentemente, no mundo.