Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Vitor Roque só vai chegar ao Barcelona em janeiro de 2024

Thiago Arantes

Colunista do UOL, em Barcelona

12/07/2023 04h00

A contratação de Vitor Roque pelo Barcelona foi destaque no Brasil e na Europa durante o fim de semana. Mas, dentre todos os pormenores dos valores, que podem chegar a R$ 395 milhões, há um detalhe que chama a atenção: segundo seu agente, o brasileiro só se apresentará ao clube catalão em janeiro de 2024. O clube catalão, no anúncio oficial, falou que conta com ele para a temporada 2024/25, ou seja, a partir de julho.

A decisão de atrasar a chegada de Vitor Roque foi tomada em comum acordo entre o Athletico e o Barcelona, para atender as necessidades dos dois lados.

O clube brasileiro queria poder contar com o atacante na reta final da Copa Libertadores e da Copa Brasil, além de todo o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Já no caso do clube catalão, a questão é financeira.

O Barcelona vive uma situação delicada para inscrever novos jogadores, devido ao Fair Play financeiro de La Liga e da Uefa. No momento, a prioridade é reduzir a folha salarial para poder inscrever os jogadores que acabam de chegar ao clube, como Ilkay Gundogan e Iñigo Martínez, além daqueles que assinaram novos contratos.

Foi por esse motivo que o clube não conseguiu contratar Lionel Messi. O pai do craque, Jorge Messi, teve uma reunião com o presidente Joan Laporta e não gostou do que ouviu. Dias depois, o Inter Miami anunciou a contratação do capitão da seleção argentina.

"O Athletico queria a permanência até o fim do ano, e o Barcelona talvez não fosse capaz de fazer essa operação agora. Então isso foi um denominador comum que acabou tornando a operação satisfatória para os dois lados", explica ao UOL o empresário André Cury, um dos responsáveis pelo acordo.

Até janeiro, o Barcelona espera ter negociado jogadores como Franck Kessié, Ferran Torres e Eric Garcia, que encabeçam a lista de possíveis saídas. Assim, o clube catalão aliviaria a folha salarial e teria mais facilidade para inscrever novos jogadores sem extrapolar o Fair Play Financeiro. Até lá, a torcida do Athletico aproveitará os gols do jogador no Brasil.