Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é Arda Güler, o "Messi turco" que o Real Madrid tirou do Barcelona

Arda Güler chega ao Real Madrid com contrato de 6 anos - Seskim Photo/MB Media/Getty Images
Arda Güler chega ao Real Madrid com contrato de 6 anos Imagem: Seskim Photo/MB Media/Getty Images
Thiago Arantes

Colunista do UOL, de Barcelona

06/07/2023 10h18

Um garoto de 18 anos é o mais novo pivô da rivalidade entre Real Madrid e Barcelona. O turco Arda Güler foi anunciado nesta quinta-feira como novo jogador do clube madrilenho, com um contrato de 6 anos.

Nos últimos dias, ele foi procurado pelos dois gigantes da Liga Espanhola e acabou optando pelo Real Madrid, apesar de ter ter estado perto de um acordo com o Barcelona--o clube catalão continua com dificuldades para contratar devido ao Fair Play Financeiro, segundo apurou o UOL.

Nesta semana, a batalha por Güler foi o principal embate entre os dois clubes: Deco, novo diretor esportivo do Barcelona, chegou a viajar para Istambul para negociar com a jovem estrela, mas o Real Madrid atravessou o negócio. Ainda não está definido se ele será emprestado para algum clube, ou se ficará no elenco principal desde o início do vínculo.

Mas por que os dois arquirrivais entraram nessa briga pelo meio-campista? A resposta está nas características técnicas e táticas de Güler, além da maturidade que ele exibe em pouco tempo de carreira. E claro, uma multa rescisória de 17,5 milhões de euros (R$ 92 milhões), considerada baixa para um jogador com tanto potencial.

Güler já era monitorado pelos dois clubes há pelo menos um ano, mas tornou-se conhecido do grande público na última data Fifa. No duelo entre Turquia e País de Gales, pelas Eliminatórias da Eurocopa, ele entrou no segundo tempo e mudou a cara do jogo, com direito a um golaço que fechou a vitória turca por 2 a 0.

Foi o primeiro gol do jovem com a seleção principal, e as reações foram imediatas. "Ele será o camisa 10 da seleção por muitos anos", disse Hakan Çalhanoğlu, da Inter de Milão, atual dono da posição e um dos principais jogadores turcos da atualidade.

O dedo de Jesus

Nascido na capital Ancara, Güler começou a carreira nas categorias de base do Genclerbirligi, onde ficou até os 14 anos. O Fenerbahçe descobriu o jovem talento em torneios infantis, e aos 16 anos, em 2021, ele já estava jogando na Superliga Turca, o campeonato nacional.

Na temporada 2022/23, com a saída de Mesut Özil, o técnico Jorge Jesus apostou em Güler para ser uma peça-chave da equipe. E o garoto não decepcionou: participou de 35 partidas, com 6 gols e 6 assistências. Os números impressionam por ser a primeira temporada como titular, e também pelo fato de Güller ter atuado como meio-campista pela direita, em um 4-4-2, jogando atrás de um meia e de dois atacantes.

Em um sistema 4-3-3, como costumam usar Barcelona e Real Madrid (embora ambos com variações de "falso ponta"), o turco poderia ser o terceiro homem de meio-campo; o "mediapunta" como chamam os espanhóis, com liberdade para se mover mais próximo ao atacante e aos pontas.

Comparações com Messi

O fato de ser canhoto, relativamente baixo (tem 1,76m) e ter uma boa visão de jogo já renderam comparações. A mais otimista delas é com Lionel Messi. Na imprensa europeia, são comuns as referências ao "Messi turco", algo que já aconteceu com jogadores de outros países na última década.

Duas outras comparações, menos estratosféricas, fazem mais sentido: Mesut Özil, seu tutor nos primeiros anos de carreira; e Arda Turan, turco com boa passagem pelo Atlético de Madrid no início desta década, mas que acabou não mantendo o mesmo nível no Barcelona.

Em comum com os três citados, Güler tem o fato de ser canhoto e preferir jogar pela direita, cortando para dentro na hora de chutar e se movimentar em diagonal. Foi assim que ele jogou durante quase toda a temporada no Fenerbahçe e também pela seleção: o gol contra o País de Gales surge desta forma, em um chute colocado na "esquina" da área, depois de receber uma bola na zona direita do ataque.

No Real Madrid, Güler será outra peça na renovação do meio-campo. O clube que ganhou tudo como o trio Casemiro-Modric-Kroos começou a rejuvenescer o setor com Federico Valverde, teve Aurelien Tchouameni e Eduardo Camavinga contratados na temporada passada e no início do mês confirmou a chegada de Jude Bellingham, considerado um dos mais promissores meio-campistas do mundo.