Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Neymar quer Messi no PSG, mas saída do Barça é vista como grande surpresa

João Henrique Marques

Colunista do UOL

06/08/2021 04h00

Uma foto do encontro de Lionel Messi com Neymar e vários jogadores do Paris Saint-Germain em Ibiza, na Espanha, traz a ideia de uma negociação para levar o argentino ao PSG. No entanto, segundo pessoas próximas do brasileiro, a reunião dos jogadores em férias não teve cunho profissional e ainda terminou com a certeza por parte de Neymar de que Messi iria seguir no Barcelona.

Neymar está surpreendido com um cenário oficial de reviravolta, mesmo já tendo anteriormente algo próximo de uma convicção de que Messi seria jogador do PSG.

No momento, a euforia com a possibilidade de voltar a jogar com Messi toma conta de Neymar. Na rede social, o jogador curtiu uma publicação do Instagram da TNT Sports com uma montagem do brasileiro e do argentino em ação pelo PSG.

Quando assinou o contrato de renovação com o PSG em maio, Neymar aceitou um projeto esportivo do clube francês que contava com a vinda de Messi. Seu trabalho nos bastidores de convencer o amigo argentino a trocar de clube já havia começado meses antes.

Em março, quando o PSG eliminou o Barcelona na Liga dos Campeões, Neymar - ausente dos confrontos por conta de lesão - comemorou no vestiário a vaga às quartas de final, garantindo aos companheiros do time que Messi seria jogador do PSG na temporada seguinte. "É a última vez que ele vai jogar contra o PSG" gritava o brasileiro camisa 10.

O otimismo também fazia parte da ala argentina no vestiário do PSG formada por Leandro Paredes, Angel Di Maria e Icardi. Naquele momento, Messi ainda vivia cenário de tensão no Barcelona.

O confronto do Barcelona contra o PSG foi justamente o primeiro de Joan Laporta como novo presidente do Barcelona. Ele foi o responsável por reaproximar Messi do clube catalão com garantias de reforços como seu grande amigo Aguero e longos contratos. Com o passar do tempo, a sensação no vestiário do lado francês era de que a vinda de Messi teria esfriado.

Neymar ficou satisfeito com os esforços do PSG para a contratação de Messi, mas passou a ouvir do argentino relatos de preferência por ficar em Barcelona, muito por conta de sua família. Toda a conversa entre eles após a final da Copa América e as férias em Ibiza deixou o brasileiro com a sensação de que Messi seguiria no Barça.

No mês de julho, o PSG deu início a montagem do elenco para a próxima temporada sem contar com a vinda de Messi. A folha salarial do time aumentou consideravelmente com as chegadas do goleiro Gianluigi Donnarumma, do zagueiro Sergio Ramos, do lateral Achraf Hakimi e do meio-campo Georginio Wijnaldum. Enquanto isso, apenas a venda do lateral Mitchel Bakker por 7 milhões de euros ao Bayern Leverkusen foi realizada.