Topo

Diego Garcia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Goleiro do Flu pagou a língua por desmerecer epopeia de Enzo Pérez

Ao fundo, Marcos Felipe lamenta um dos três gols sofridos contra o Fla - Maga Jr./Estadão Conteúdo
Ao fundo, Marcos Felipe lamenta um dos três gols sofridos contra o Fla Imagem: Maga Jr./Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

23/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Revi o vídeo da coletiva de Marcos Felipe sobre Enzo Pérez antes de escrever esse texto. E ainda não me conformo que o goleiro do Fluminense realmente desmereceu a inesquecível epopeia do meio-campista e seu River Plate no Monumental. Para o azar dele, dois dias depois, falhou três vezes na final do Carioca, em derrota por 3 a 1 para o Flamengo.

Primeiro, saiu de forma atabalhoada e cometeu pênalti, convertido por Gabigol. Depois, aceitou chute defensável do mesmo atacante rubro-negro. E, para completar, espalmou bola de fora da área de Pedro nos pés de João Gomes em momento crucial da partida. Ou seja: teve participação nos três gols do Flamengo.

O futebol tem dessas mesmo...

Antes de mais nada, Marcos Felipe não é o culpado do fracasso do time tricolor, que apesar da luta foi dominado pelo adversário e é nitidamente bem inferior. Hoje, está difícil competir com o Flamengo no Rio. Mas as falhas do goleiro ocorreram dois dias após ele menosprezar um dos feitos mais incríveis da história do futebol sul-americano.

Convenhamos o absurdo que é alguém dizer que "não viu nada de mais" em um jogador de linha (lesionado) ir para o gol durante os 90 minutos de uma partida de Libertadores e ajudar seu time a vencer. Mesmo dizimado pela Covid, com 25 atletas infectados - incluindo todos os goleiros - e sem nenhum reserva no banco.

Revendo a coletiva do goleiro, não dá nem para dizer que foi infeliz na declaração. A frase "(Enzo Pérez) foi considerado o melhor da partida sem ter feito grandes defesas" parece até piada. Marcos Felipe realmente analisou a atuação do meio-campista debaixo das traves como se fosse a de um goleiro de origem, como ele?

Nada contra Marcos Felipe como profissional, muito menos como indivíduo, sequer conheço o sujeito pessoalmente. Todos nós somos passíveis de erros, faz parte da natureza humana. Inclusive, antes de ver a entrevista em vídeo, achei até que tivesse dito em tom de brincadeira. Não foi. Uma pena para o goleiro que o futebol acaba pregando essas peças.

Aliás, na terça ainda tem River x Fluminense no Monumental de Núñez, valendo vaga nas oitavas de final da Libertadores. E, ainda completamente desfalcado pela Covid-19, o time argentino pode ter novamente Enzo Pérez no gol. Curioso para ver o que os deuses do futebol estão reservando...

Em tempo: na opinião deste colunista, o Flu merecia o título por fatores extracampo, como rejeitar a vacina da Conmebol e ainda peitar Ferj, Fla e Bolsonaro contra a bizarrice de jogo com torcida no meio da pandemia. Evitar uma ainda maior exposição de uma marca negacionista como a Havan também seria bacana. Mas, em campo, não tem jeito, o Fla é muito superior.