Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O delírio de Textor e perguntas que fazem sua tese não ter pé nem cabeça

Confesso que passei horas desde as últimas declarações de John Textor tentando entender o que ele queria com as acusações de manipulação de resultados nas duas últimas duas edições de Brasileirão. A história é absolutamente sem pé e nem cabeça. Um completo delírio. Falar algo tão grave e colocar em risco o caráter de dezenas de pessoas sem apresentar absolutamente nenhuma prova é tão inconsequente que não dá para acreditar sequer que ele esteja se levando a sério.

Vai ver que ele se perdeu no personagem, não percebeu que pode estar cometendo um crime e vai tentar criar uma narrativa para justificar uma das maiores entregadas da história do futebol brasileiro. Ou será que ele está criando uma situação para sair do Botafogo? Textor, se eu estiver errado e você tem provas de tudo isso, por favor apresente. Seria uma revolução histórica e você mereceria uma estátua.

Mas, por enquanto, a sua história é tão surreal que dá vontade de rir. O empresário norte-americano adota o discurso de que quer melhorar o futebol brasileiro, que vai combater a corrupção e se coloca como vítima. Mas como acreditar em alguém que diz desde o ano passado que tem provas e que até agora não apresentou absolutamente nada consistente? Por qual razão você tem uma prova que poderia parar o país e guarda por seis meses?

Será que ele não percebeu que está colocando a maior paixão nacional em risco sem apresentar absolutamente nada que sustente a sua versão? Tem sido difícil achar até mesmo botafoguenses que acreditam nele. Será que ele é daqueles que acham que o Brasil é tão largado que qualquer um pode falar qualquer absurdo que sairá impune?

As supostas provas que ele colocou no seu blog parecem ser de alguém que nunca gostou de futebol na vida. É anormal um time sem propósito nenhum no campeonato jogar sem a mesma vontade de um time que luta pelo título? O que são "atitudes estranhas" que foram detectadas pela Inteligência Artificial?

Cadê as escutas, comprovantes de pagamentos ou qualquer outro indício de algum jogador ou algum juiz tenha sido comprado? Onde estão os movimentos suspeitos em casas de apostas?

No meio do seu tiroteio, Textor talvez nem tenha percebido que acusou jogadores de São Paulo e do Fortaleza de terem feito corpo mole por estarem comprados. Mas então os culpados são eles e não o Palmeiras? Rebaixamento já para ambos!

O cartola, talvez, consiga até uma proeza: promover a reconciliação entre Leila Pereira e Julio Casares. Os dois prometem ir aos tribunais contra ele. Quem sabe não se ajudam nessa ação e esquecem os episódios de briga do Paulistão?

Por fim, por que o dono da SAF do Botafogo escolheu apenas o Palmeiras para supostamente provar manipulação? O Alvinegro foi ultrapassado pelo Verdão, mas também ficou atrás do Grêmio, Flamengo e Atlético-MG. Vamos imaginar que a sua maluca tese fosse comprovada: quem seria campeão seria o Grêmio. O Botafogo continuaria entregando o título ganho.

Continua após a publicidade

O que dizem os relatórios de Textor sobre a virada do Grêmio 4 a 3 e a decisão de jogar em São Januário permitindo que Luis Suárez fosse a campo? O que diz o relatório sobre Tiquinho Soares ter perdido o pênalti duvidoso marcado a favor do Botafogo e defendido por Weverton? O que sugere a investigação pelos gols sofridos pela sua equipe nos minutos finais contra Santos, Red Bull Bragantino e Coritiba?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes