Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Real Madrid cumpre missão e Al Ahly é favorito contra Flamengo

Vini Jr. comemora goalço de cobertura pelo Real Madrid diante do Al Ahly, pelo Mundial de Clubes - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Vini Jr. comemora goalço de cobertura pelo Real Madrid diante do Al Ahly, pelo Mundial de Clubes Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Colunista do UOL Esporte

08/02/2023 18h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O trio ofensivo do Real Madrid foi o fator de desequilíbrio em uma semifinal mais parelha que o esperado.

Valverde, Rodrygo e Vinicius Júnior marcaram os belos gols que descomplicaram um desempenho coletivo que teve problemas pelos desfalques, especialmente na improvisação de Camavinga como lateral esquerda.

Sem contar a natural redução de intensidade do campeão europeu no Mundial. Mas foi o suficiente para construir a goleada por 4 a 1, finalizada no último lance com o gol do jovem Arribas, que acabara de entrar em uma típica substituição para ganhar tempo. Ainda teve um pênalti perdido por Modric.

Só confirmando o abismo do europeu em relação aos demais, ainda que não seja impossível uma vitória do Al Hilal no sábado. Só é improvável, já que o time árabe aproveitou-se muito mais dos problemas do Flamengo do que construiu com méritos.

E são essas deficiências do campeão da Libertadores, em contraste com a boa impressão deixada pelo Al Ahly em um jogo de placar "mentiroso", que tornam o time egípcio favorito na decisão do terceiro lugar.

Time organizado em um 4-4-2 com muita velocidade e fluência pelos lados, através dos pontas El Shahaf e Abdelkader que criaram problemas para a defesa merengue. É claro que as falhas defensivas não foram perdoadas, como no gol de Vinicius Júnior em vacilo de Metwaly.

Mas chamaram atenção o volume ofensivo que proporcionou 15 finalizações, algumas chances cristalinas desperdiçadas além do gol de pênalti de Al Maaloul e a intensidade e a coragem para pressionar no campo de ataque.

Considerando o abalo emocional do time brasileiro, não é absurdo considerar o Al Ahly mais forte para sábado. Não tanto quanto o Real Madrid na decisão, mas pode empurrar o Flamengo para a pior campanha de um sul-americano, caso este perca nos 90 minutos.

(Estatísticas: SofaScore)