Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Portugal e CR7 estão na Copa e serão mais perigosos como "zebras" no Catar

Bruno Fernandes comemora gol marcado por Portugal sobre a Macedônia do Norte nas Eliminatórias para a Copa do Mundo - REUTERS/Miguel Vidal
Bruno Fernandes comemora gol marcado por Portugal sobre a Macedônia do Norte nas Eliminatórias para a Copa do Mundo Imagem: REUTERS/Miguel Vidal

Colunista do UOL Esporte

29/03/2022 17h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Macedônia do Norte se empolgou com a vitória que surpreendeu o mundo sobre a Itália e o sonho de disputar a Copa pela primeira vez.

Mesmo com 36% de posse, arriscou muito mais no Estádio do Dragão do que em Palermo. Um 4-4-2 básico que poucas vezes se entrincheirou ou recuou os meias abertos para formar linha de cinco ou seis atrás.

Fernando Santos veio com escalação ofensiva, aproximando Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Bruno Fernandes e Otávio por dentro, Bernardo Silva recuando para ajudar João Moutinho na articulação e os laterais João Cancelo e Nuno Mendes abrindo o campo. Danilo improvisado na zaga com Pepe.

Mas a realidade é que os gols saíram em transições ofensivas rápidas que pegaram a última linha da Macedônia exposta contra o talento português. Uma assistência de CR7, outra de Jota. Gols de Bruno Fernandes, antes contestado e agora o heroi da classificação para o Mundial.

As duas finalizações mais bem-sucedidas das três que foram no alvo em um total de 11. Uma das maiores reuniões de talentos da Europa, quase do mesmo nível da atual campeã e favorita França, não precisava de tanto sofrimento para ir ao Mundial. Mesmo com o trabalho mais que questionável de Fernando Santos, que vive dos títulos da Eurocopa 2016 e da Liga das Nações. em 2019.

Agora está lá, será cabeça de chave e uma das grandes atrações. E leva do confronto derradeiro a impressão de que pode ser mais forte jogando como "zebra", se é que isso será possível. Defendendo bem, com Pepe liderando a retaguarda que não teve uma finalização contra a meta de Diogo Costa, e acelerando os contragolpes para aproveitar os espaços que sofre para criar.

Assim espantou o "fantasma" que assombrou a Itália, aumentando a frustração da atual campeã europeia.

(Estatísticas: SofaScore)