Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mais "solto", Galvão estreia canal com ex-globais, bons números e problemas

Galvão Bueno, durante primeira transmissão do Canal GB no YouTube em Brasil x Marrocos - Reprodução/Canal GB
Galvão Bueno, durante primeira transmissão do Canal GB no YouTube em Brasil x Marrocos Imagem: Reprodução/Canal GB

Colunista do UOL

25/03/2023 21h08Atualizada em 25/03/2023 21h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O narrador Galvão Bueno narrou hoje seu primeiro jogo no mundo digital após a criação de seu próprio canal no YouTube. Na derrota da seleção brasileira para Marrocos por 2 a 1, em solo marroquino, o locutor alcançou mais de 1,5 milhão de espectadores simultâneos e virou o "Canal GB" superar a marca de 500 mil usuários inscritos na plataforma logo na estreia. Após o jogo, o locutor anunciou que o alcance total da transmissão foi de 10 milhões de pessoas.

A coluna acompanhou a transmissão no Canal GB e analisou os principais pontos que a estreia de Galvão teve como destaques. Vale lembrar que o projeto é uma parceria do narrador, que deixou a função em TV aberta na Globo após a Copa do Mundo de 2022, com a Play9, empresa que tem como sócios Felipe Neto e João Pedro Paes Leme.

Como até era de se esperar em uma estreia, houve problemas e dificuldades que deverão ser corrigidos em próximas oportunidades. Mas foi muito interessante acompanhar como Galvão lidou com um universo diferente.

Galvão ativou modos "torcedor" e "corneta"

Quando Marrocos abriu o placar, no primeiro tempo, foi como se estivéssemos nos tempos de Globo. Galvão automaticamente ligou o modo "corneta", passando a pedir mudanças de postura e tática da seleção brasileira. Em seu próprio canal, o narrador se sentiu ainda mais à vontade para ser torcedor da equipe do Brasil.

Esse ponto, aliás, foi bastante emblemático nesta primeira transmissão de Galvão no mundo digital. Ficou muito clara a relação dele com a seleção brasileira, algo que agora oficialmente transcende os tempos de Globo. O narrador trata o time canarinho como se fosse algo dele, algo que tem ficado raro em um mundo no qual a seleção se distancia tanto do seu torcedor. Galvão Bueno é como se fosse uma ponte que ainda sustenta essa ligação de alguma forma.

Com o gol de empate, marcado por Casemiro no segundo tempo após falha do goleiro Bounou, Galvão finalmente realizou o grito de "gol" para a seleção brasileira em seu próprio canal, algo que tinha ficado no "quase" na etapa inicial quando o Brasil teve um gol anulado. Era um momento do jogo em que o narrador já dizia que "empate já vai ser bom", tamanho o desânimo com o futebol apresentado pelos comandados de Ramon Menezes.

A alegria durou pouco, já que Marrocos voltou a marcar contra a seleção brasileira na reta final da partida.

Galvão ficou mais "soltinho" em seu próprio canal

Em uma cena inimaginável nos tempos de Globo, Galvão Bueno perguntou ao casal Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo se eles discutem arbitragem quanto estão na cama. "Aí é com ela", respondeu Sandro, apontando para Fernanda, que logo emendou: "A gente sempre fala. É que lá em casa é só golaço, também".

O comentarista Casagrande também participou da brincadeira e perguntou se ela já "deu cartão vermelho" a Sandro em casa. "Vermelho, não, mas amarelo já dei vários", brincou Fernanda.

Além desse momento, Galvão também aproveitou para trocar elogios com Zico, que exaltou o sucesso da transmissão e do canal de Galvão Bueno logo na estreia, e ouviu do narrador várias exaltações aos seus feitos na carreira.

Pré-jogo teve início caótico

Antes de começar o jogo, a transmissão entrou no ar com problemas. Uma tela de espera, recurso comum a lives no YouTube, alternava com imagens vazadas do estúdio onde apareciam os preparativos finais da equipe. O comentarista Casagrande chegou a aparecer, mas o áudio não vazou. Além disso, uma contagem regressiva também piscava na tela, mas não funcionou na primeira vez que entrou, sendo substituída novamente pela tela de espera.

A contagem regressiva de 2 minutos retornou apenas por volta de 18h20, desta vez para valer, com a transmissão entrando no ar de fato com 22 minutos de atraso em relação ao anunciado, que era 18h (horário de Brasília).

Ao longo da transmissão, vários problemas com cortes de câmeras que mostravam Galvão e os convidados no estúdio puderam ser vistos. A participação de Cristiane, que faria parte do time de comentaristas, também foi cancelada por problemas técnicos de áudio, segundo disse o narrador na transmissão.

Galvão foi "muito Galvão" já no pré-jogo

Superados os problemas iniciais, Galvão Bueno entrou ao vivo com seu jeito tradicional e consolidado de contador de histórias. Falou sobre a evolução das transmissões de futebol desde o início de sua carreira, comparou a quantidade de câmeras que fazem as imagens de um jogo hoje com o passado. "Os mais jovens nem imaginam isso, mas eram duas câmeras, a principal e uma outra para mostrar algum detalhe a mais", disse.

O comentarista Casagrande chorou logo em sua primeira participação após o discurso inicial de Galvão exaltando a parceria que eles tiveram nos tempos de Globo. Além dele, participaram Zico, Fernanda Colombo e Sandro Meira Ricci. Tino Marcos, que estava confirmado no time durante a semana, anunciou na véspera que estava com um quadro de dengue e não poderia participar. Mas mandou um vídeo saudando a estreia do Canal GB.

Felipe Neto também deu as caras na transmissão

Felipe Neto, sócio da Play9, que está operando o canal de Galvão Bueno, também fez uma aparição no pré-jogo. "Não vou te colocar para comentar jogo, não", brincou o narrador.

O youtuber e empresário exaltou os números que a transmissão já alcançava, com cerca de 250 mil dispositivos conectados no pré-jogo. "É um momento que só quem é muito fã de futebol vê, e 250 mil pessoas estão vendo por causa de você, Galvão", disse Felipe Neto.

No intervalo, já com mais de 1,2 milhão de espectadores na transmissão, Felipe Neto comandou uma atração rápida com quiz de futebol envolvendo influenciadores digitais e também os inscritos do canal, que interagiam por meio das enquetes.

Cenário lembrou antigo programa de Galvão

Cenário do Canal GB na transmissão de Brasil x Marrocos - Reprodução/Canal GB - Reprodução/Canal GB
Cenário do Canal GB na transmissão de Brasil x Marrocos
Imagem: Reprodução/Canal GB

O cenário do pré-jogo foi montado para traduzir a identidade visual do canal, mas a disposição das cadeiras dos convidados e a bancada de Galvão Bueno lembrou muito o "Bem, Amigos", programa que ele apresentou durante quase 20 anos no sportv.

Sobrou até uma corneta típica de Galvão Bueno. Ao falar com Casagrande e Zico, o narrador parou para dar uma "bronca" na equipe de produção, reclamando por estar ouvindo muitas vozes em seu ponto eletrônico. "Aqui nesse mundo digital é assim? Todo mundo fica falando?". Mais Galvão, impossível.

Para completar o pré-jogo, houve até uma entrevista de Galvão com Vini Jr, atacante da seleção brasileira, gravada durante a semana antes do amistoso.

Transmissão teve festival de "merchans"

Embora a Play9 não tenha divulgado o valor das cotas de publicidade vendidas para a transmissão do amistoso no Canal GB, seis marcas puderam ser vistas ao longo da transmissão. Galvão Bueno fez a chamada mensagem "testemunhal" de todas elas no pré-jogo e várias inserções faladas ou visuais durante a partida.

Os patrocinadores foram: Pixbet, Claro, Cruzeiro do Sul, EQI Investimentos, Amazon Prime e Zé Delivery. No fim do jogo, Galvão ainda fez um agradecimento aos parceiros da estreia.