Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Eliminado, Fortaleza vira mais uma opção brasileira para o SBT na Sula

Fortaleza foi eliminado da Libertadores pelo Cerro Porteño na terceira fase preliminar, agora jogará a Sul-Americana - Reprodução/Conmebol
Fortaleza foi eliminado da Libertadores pelo Cerro Porteño na terceira fase preliminar, agora jogará a Sul-Americana Imagem: Reprodução/Conmebol

Colunista do UOL

16/03/2023 20h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A eliminação do Fortaleza na terceira fase preliminar da Libertadores acabou sendo uma boa notícia para o SBT. Os clubes que deixam a principal competição da Conmebol no estágio em que o Leão do Pici caiu agora têm vaga garantida na fase de grupos da Copa Sul-Americana, que terá transmissão da emissora de Silvio Santos após praticamente quatro anos longe da TV aberta no Brasil.

Agora, o SBT terá sete opções de clubes para transmitir ao longo da competição. Já estão confirmados na Sula: São Paulo, Santos, Botafogo, América-MG, Goiás, Red Bull Bragantino e o Fortaleza. O canal poderá mostrar um jogo por rodada em rede nacional na fase de grupos. Ainda que a opção venha a ser priorizar transmissões de times do eixo RJ-SP, ter mais brasileiros no torneio dá mais segurança principalmente pensando nos mata-matas e em audiências regionais.

A Sul-Americana também é transmitida em plataformas pagas na divisão entre Disney (ESPN e Star+) e Paramount+, mas as duas também exibem a Libertadores, por isso são menos afetadas por essas mudanças de clubes participantes.

O Atlético-MG era o outro clube brasileiro na fase preliminar e garantiu seu lugar nos grupos da Libertadores ontem ao vencer o Millonarios, da Colômbia. Assim, o Galo se junta a Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico Paranaense entre as opções que a TV Globo terá em mídia aberta a partir de abril.

Mas o SBT ainda pode contar com algum desses times. Pelo regulamento da Conmebol, os times que ficarem em terceiro lugar em cada uma das oito chaves da Libertadores "desce" para a Sul-Americana no mesmo ano, agora tendo que passar por um play-off contra os segundos colocados dos grupos da competição secundária.

O sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana vai ser realizado no próximo dia 27 de março, a partir de então as emissoras detentoras poderão fazer as escolhas. A ESPN tem prioridade por ter o principal pacote, podendo escolher três jogos da fase de grupos (não por rodada) antes da Globo na Libertadores e do SBT na Sul-Americana.

Como informou no ano passado a coluna de Rodrigo Mattos, Globo e SBT que revezar os clubes em suas escolhas e não poderão se "apropriar" de um só time nas seis rodadas de suas respectivas competições.