Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Por que a final da Liga Europa terá gosto de despedida para ESPN e SBT

Quando Atalanta e Bayer Leverkusen começarem a decidir o título da Liga Europa, hoje, canais de TV também vão começar a se despedir das transmissões desse torneio no Brasil. SBT e ESPN/Star+ deixam a competição na próxima temporada, quando a CazéTV passará a ter os direitos exclusivos no país, de acordo com documento no site da Uefa que mostra a LiveMode como detentora do ciclo entre as temporadas 2024/25 e 2026/27.

A ESPN transmitiu a Liga Europa ao longo de mais de uma década no país. Era a competição da Uefa que permanecia na grade dos canais da Disney mesmo com a saída da Champions League, perdida para o então Esporte Interativo (hoje TNT Sports) a partir da temporada 2015/16.

Há três anos, surgiu a Conference League, que também é exibida pela empresa, mas o novo contrato também prevê Liga Europa e Conference no pacote da LiveMode, empresa que produz a CazéTV em parceria com o streamer Casimiro Miguel.

Com isso, o SBT, que tinha os direitos de TV aberta neste ciclo de 2021/22 a 2023/24, também deixa a competição que transmitiu apenas nas duas últimas fases de cada edição neste período. A TV Cultura exibiu a Liga Europa como sublicenciada da emissora de Silvio Santos. Se algum canal aberto quiser mostrar a próxima temporada, inclusive a própria Cultura, ou o SBT, terá que sublicenciar com a LiveMode.

Nos bastidores, o SBT já considera que não terá a Liga Europa e nem a Conference League, e que ficará apenas com a Champions League a partir do segundo semestre entre as três principais competições da Uefa. O torneio principal, que já é transmitido desde 2021 pelo canal, vai continuar nos próximos três anos graças a um acordo de sublicenciamento com a Warner Bros. Discovery, que garantiu a exclusividade total da Liga dos Campeões no Brasil até 2027.

Para a despedida na Liga Europa, a ESPN programou uma transmissão com a presença do correspondente internacional André Linares diretamente do Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda, onde o título será definido hoje. Do Brasil, o jogo será narrado por Rogério Vaughan, acompanhado dos comentaristas Eugênio Leal e Renata Ruel. O Star+ mostra o duelo com essa mesma transmissão. A Disney completa a exibição dos 140 jogos do torneio na temporada, com mais de 200 horas de conteúdo ao vivo.

O SBT terá na decisão Atalanta x Bayer Leverkusen o repórter João Venturi. A equipe de transmissão no Brasil vai contar com a narração de Cleber Machado, comentários de Mauro Beting e Nadine Basttos. Na TV Cultura, a narração será de Marco de Vargas, acompanhado do comentarista Arnaldo Ribeiro.

As mesmas emissoras vão mostrar na próxima quarta-feira (29) a final da Conference League, mais uma vez às 16h, com disputa entre Olympiacos e Fiorentina.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes