Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paulistão na Record cresce aos domingos e aponta estratégia para mata-matas

Corinthians ajudou a alavancar a audiência da Record no Paulistão na primeira fase - Ettore Chiereguini/AGIF
Corinthians ajudou a alavancar a audiência da Record no Paulistão na primeira fase Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

10/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A primeira fase do Paulistão 2023 na Record terminou com média de pouco mais de 8 pontos no Ibope da Grande São Paulo, de acordo com dados coletados pela coluna ao longo das 12 rodadas da competição. Não é um resultado muito diferente do que a emissora conseguiu com o mesmo estágio da competição no ano passado, quando ficou também na casa dos 8 pontos. Mas algo mudou de uma temporada para a outra: a estratégia para enfrentar a Globo focou mais nos domingos do que nas quartas-feiras.

No ano passado, nove transmissões na fase de grupos foram realizadas aos domingos, e apenas três nas quartas-feiras. Mas a FPF, responsável pela distribuição dos jogos na tabela para os detentores de direitos da competição, alocou dois jogos do Corinthians, sendo um deles um clássico, tentando bombar um dia/horário que é marcado pela pesada concorrência da emissora líder, que nesta época do ano sempre tem o combo "Novela das 9-BBB".

Em 2023, o calendário foi diferente. Seis transmissões foram aos domingos, e outras seis nas quartas-feiras, mas claramente houve uma preocupação para bombar mais os fins de semana, quando a grade da Globo é mais frágil. Se considerados apenas os jogos realizados e transmitidos pela Record às 16h dos domingos, a emissora teve uma média de 10,5 pontos de audiência.

No ano passado, as jornadas dominicais tiveram uma média de 8,4 pontos. A diferença de 2,1 pontos representa um aumento de 434 mil pessoas vendo os jogos na média por minuto na região metropolitana. Os jogos de quarta-feira às 21h35, porém, recuaram de 10 para 5,5 pontos na média. Não chega a ser surpreendente. Dono historicamente da maior audiência na TV aberta em SP, o Corinthians agora não foi escalado nenhuma vez para as noites de quarta na Record em 2023.

Nova estratégia de clássicos

Em 2022, a Record exibiu dois clássicos. Um deles foi Corinthians x Santos na noite de uma quarta-feira, jogo que marcou 12 pontos no Ibope enfrentando concorrência forte da Globo. Mas o outro foi um Santos x São Paulo que acabou sendo realizado no mesmo domingo em que a Globo teve a Supercopa do Brasil disputada na época entre Atlético-MG e Flamengo e exibida para todo o país. Com a decisão de pênaltis no torneio nacional, o duelo entre rivais paulistas acabou até um pouco atropelado no horário e marcou 9 pontos de audiência em SP.

Já em 2023, os dois clássicos da Record foram colocados em domingos, e a emissora ainda ganhou um duelo que já foi chamado de clássico no passado e carrega toda uma tradição: Portuguesa x Corinthians. A primeira transmissão de duelo direto entre rivais neste ano foi um Palmeiras x São Paulo que registrou 11,5 pontos no Ibope em SP. Depois, veio o duelo entre Lusa e Timão que marcou 11. No dia 26 de fevereiro, o bom jogo Santos 2 x 2 Corinthians marcou 14 pontos, maior audiência da emissora de Edir Macedo nesta fase da competição contando os dois anos de exibição.

Até mesmo o último duelo transmitido nesta fase, Botafogo-SP x São Paulo, que valia ao Tricolor do Morumbi basicamente a definição do mando de seu jogo contra o Água Santa nas quartas de final, marcou 10,5 pontos em uma tarde de domingo.

Números parecidos, mas com mais vitórias

Quando se olha o número geral, a média do Paulistão na Record até caiu um pouco, de 8,8 pontos em 2022 para 8,3 agora. Mas são diferenças muito pequenas e que podem ser causadas por arredondamentos nos números divulgados da audiência consolidada. Na prática, o Ibope da competição ficou estável na primeira fase. Mas não é apenas sobre um número consolidado que se analisa a estratégia de uma emissora.

Quando a Record marcou 11,5 pontos com Palmeiras x São Paulo em janeiro deste ano, a audiência foi até um pouco menor que os 12 pontos marcados com o primeiro clássico do ano passado, o Corinthians x Santos. Mas, naquela ocasião, o canal paulista ficou com o segundo lugar no Ibope, já que a Globo liderava sempre na casa dos 20 pontos nas noites de quarta-feira.

Agora, com o Choque-Rei em um domingo, veio também a primeira vitória da Record sobre a Globo na média em um jogo de primeira fase do Paulistão. Os 11,5 pontos foram suficientes para superar a rival, que com sua grade normal dominical amargou a segunda posição com 9,7 pontos. Isso rende manchetes, repercussão. "Record vence Globo" é sempre algo mais forte no noticiário televisivo.

A dose foi repetida com Santos x Corinthians no Paulistão 2023 em fevereiro. A Record, com os 14 pontos de média, venceu a Globo, que ficou com 10 pontos exibindo "The Masked Singer" e "Domingão com Huck". Mais uma vitória, mais uma manchete.

Mata-mata esse ano será focado nos domingos

A rodada final da primeira fase nem tinha terminado, mas a Record já anunciava que transmitiria o jogo do Corinthians nas quartas de final, sem saber ainda que seria o Ituano o adversário do Timão. Mais uma vez, a emissora detentora dos direitos de TV aberta terá o time de maior audiência do estado em um domingo contra a Globo, agora valendo pelo mata-mata. A tendência é de que mais uma vez a missão da emissora carioca seja dura para manter o topo no Ibope.

No ano passado, a fase quartas de final foi disputada em um meio de semana. A Record teve o Palmeiras contra o mesmo Ituano e registrou 9 pontos contra o "combo" de peso da Globo. Agora, em um dia mais "tranquilo" e com o Corinthians nas mãos, a tendência é aumentar esse número.

Essa é uma tendência que deve permanecer no mata-mata. Em 2022, a final do campeonato foi realizada com a ida em uma quarta-feira e a volta em um domingo. A diferença de audiência expõe também a diferença de dificuldades contra a Globo. A Record marcou 19 pontos no primeiro jogo com a vitória do São Paulo sobre o Palmeiras por 3 a 1, e viu esse dado disparar para 28 pontos na volta, quando o Verdão fez 4 a 0 em casa e levou a taça.

Agora, em 2023, os dois jogos da final serão realizados em fins de semana. A única coisa que, em tese, pode tirar a final de um domingo é se a primeira rodada da Libertadores ou da Copa Sul-Americana, ambas marcadas para a primeira semana de abril, tiver algum dos finalistas jogando na terça-feira. Vale lembrar que o SBT transmitirá a Sula e tem a terça-feira como seu dia de futebol. Mas isso aconteceria apenas na ida, sem problemas para a volta da final do Paulistão no dia 9.

Transmissões do Paulistão

O Paulistão está em seu segundo ano de contrato não apenas com a Record, mas também com os demais detentores que compraram os direitos no atual formato, desenvolvido pela FPF (Federação Paulista de Futebol) em parceria com a empresa LiveMode em 2021, válido para o período 2022-2025.

Esse modelo tem distribuído os principais jogos de forma equilibrada entre os detentores principais. Se a Record teve os dois clássicos já citados neste texto, a TNT/HBO Max ficou com outros dois (Palmeiras x Corinthians e São Paulo x Santos), e o YouTube com os dois restantes (São Paulo x Corinthians e Palmeiras x Santos).

Nas quartas de final, a TNT/HBO Max ficará novamente com o São Paulo, assim como foi em 2022, mas houve uma inversão entre Record e YouTube. No ano passado, a plataforma de vídeos do Google teve o Corinthians nesta fase, enquanto a emissora aberta ficou com o Palmeiras.

Nas semifinais, Record e YouTube terão um jogo cada, a TNT/HBO Max transmitirá um deles, enquanto Premiere e Paulistão Play exibirão os dois duelos. Nas finais, ida e volta, todos os detentores podem mostrar as partidas ao vivo.