Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Novo streaming, Paramount começa Libertadores com cara de TV e sem inovação

Paramount fez primeiro jogo de brasileiro na Libertadores com João Guilherme, Alê Xavier, Nivaldo Prieto e Paulo Vinicius Coelho - Divulgação/Paramount
Paramount fez primeiro jogo de brasileiro na Libertadores com João Guilherme, Alê Xavier, Nivaldo Prieto e Paulo Vinicius Coelho Imagem: Divulgação/Paramount

Colunista do UOL

23/02/2023 23h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quase um ano separou a vitória da Paramount por um dos pacotes de plataformas pagas da Libertadores e a primeira partida de um clube brasileiro transmitida pelo streaming, que está chegando agora ao futebol no mercado nacional. O Paramount+, que já tinha transmitido dois jogos entre Boston River-URU e Zamora-VEN nas últimas semanas, hoje teve a exclusividade total da estreia do Fortaleza na competição continental, em duelo realizado contra o Deportivo Maldonado no Uruguai.

A transmissão foi cercada de expectativas, afinal, o Paramount+ já é um player presente no futebol em outros mercados, mas está apenas dando seus primeiros passos no Brasil. Sem muita divulgação, a empresa disponibilizou canais em operadoras de TV paga, como a Claro (711 a 714) para transmitir os sinais dos jogos da Libertadores e da Sul-Americana mediante assinatura separada. Uma forma de ampliar a possível base de assinantes, já que o streaming é pouco conhecido dos fãs de futebol.

A escalação contou com os nomes recém-contratados pela empresa. O narrador João Guilherme, que estava na ESPN até o fim do ano passado, foi o responsável por fazer a apresentação da transmissão ao lado de Alessandra Xavier. Eles apareceram em um novo cenário montado especialmente para as transmissões da Paramount, com foco na cor azulada da marca da empresa, e que ficou muito bem no ar.

O jogo foi narrado por outro nome tirado dos canais Disney, o locutor Nivaldo Prieto. Nos comentários, Paulo Vinicius Coelho, o PVC, que estava nos canais Globo até o mês passado e agora é uma das estrelas da Paramount. A primeira intervenção dele na transmissão de hoje foi bem ao seu consagrado estilo: começou dizendo que o Fortaleza se tornava o primeiro time do Nordeste a disputar duas edições consecutivas da Libertadores.

Nivaldo Prieto também foi bem. No primeiro tempo, o lance que mais exigiu de sua narração foi o gol do Deportivo Maldonado que acabou anulado após uma demorada revisão no VAR, entre os 22 e os 25 minutos. A geração oficial de imagens da competição, que é da Conmebol, exibiu a marcação das linhas de impedimento em tempo real e ajudou a compor o suspense. Nivaldo narrou a decisão da anulação com ênfase típica como se fosse um gol do time brasileiro.

No geral, a transmissão não apresentou novidades e teve bastante cara de TV. Talvez até por ser um jogo no Uruguai, não houve nada além do convencional que a televisão por assinatura já apresenta no Brasil há algumas décadas, já que Nivaldo, PVC e João Guilherme são alguns dos mais tradicionais profissionais desta mídia e seguiram exatamente a linha que já conhecemos em seus trabalhos.

A evolução, porém, foi visível em relação à "antecessora" da Paramount no pacote secundário de plataformas pagas, a Conmebol TV, já que o novo streaming hoje contou com dois repórteres presentes em território uruguaio para a cobertura. Sem falar na possibilidade de ser assinado por mais pessoas, já que o serviço anterior era exclusivo para clientes da Sky, Claro e Directv Go.

Foram escalados os repórteres Alexandre Oliveira e Jackson Pinheiro, ambos com passagens marcantes pela TV, e que atualmente aparecem bastante nas transmissões que contam com apoio da LiveMode. Sim, a empresa que hoje é conhecida pela geração das imagens e comercialização dos direitos do Paulistão, é parceria e produtora da CazéTV, de Casimiro, e tem vínculo com a Fifa para vender direitos de transmissão até 2024, além de operar o PPV do Athletico Paranaense no Brasileirão, agora também está por trás das transmissões da Paramount no Brasil.

A grande interrogação que estava no ar desde quando a Paramount deixou para trás marcas como Amazon e levou um pacote que no passado já foi do sportv na Libertadores era sobre como a empresa lidaria com a parte técnica de levar uma transmissão para o ar. Com o acordo com a LiveMode, essa dúvida ficou superada, já que foi contratada uma das marcas que mais produzem futebol hoje no Brasil. De fato, tudo funcionou como previsto.

Mas a Paramount, diferentemente de outros parceiros da LiveMode, ainda vai precisar deixar sua marca nos próximos tempos. Se compararmos com o YouTube no Paulistão, por exemplo, desde o começo do contrato, em 2022, a plataforma de vídeos do Google ofereceu um pré-jogo extenso e uma cobertura com linguagem mais moderna.

Para quem gosta do estilo mais sóbrio da TV paga, a estreia da Paramount hoje foi um bom negócio. Mas provavelmente esse espectador mais conservador não deve ter gostado de um pré-jogo que começou apenas 15 minutos antes de a bola rolar.

No pós-jogo, pelo menos, houve tempo suficiente para as entrevistas com os jogadores. Um ponto positivo foi deixar o repórter Jackson Pinheiro à vontade para falar com os atletas do Fortaleza, sem pressa de cortar e encerrar as falas.

O espectador conseguiu até ver um resumo de Alexandre Oliveira sobre as falas dos jogadores uruguaios no campo na saída para os vestiários. Os lances e melhores momentos também foram exibidos com calma para as análises de PVC. Até as estatísticas oficiais da Conmebol puderam ser vistas com calma.

No balanço final, uma estreia sempre deve ser avaliada com cautela para que não se cobre de um recém-chegado o que veículos com décadas de experiência já fazem. Se o primeiro jogo de brasileiro na Paramount era uma espécie de prova de fogo, o resultado foi positivo. A reportagem in loco foi um acerto que precisa se repetir nos jogos mais importantes fora do país. A participação de Alê Xavier precisa ser mais bem aproveitada também. Talvez por ficar restrita hoje ao estúdio no pré e no pós-jogo, não deu tempo para que ela deixasse sua marca, como faz há alguns anos na internet.

A próxima chance de, quem sabe, fazer algo diferente virá já na próxima quinta-feira (2), quando Fortaleza e Deportivo Maldonado se reencontrarão em solo brasileiro. A narração será de João Guilherme desta vez, e já foi anunciado que ele estará in loco no Castelão, o que certamente melhora muito as condições para a transmissão. E, quem sabe, desta vez com gols válidos, já que o duelo de hoje terminou em 0 a 0.

Libertadores na Paramount

A Paramount venceu a disputa pelo pacote secundário de plataformas pagas na Libertadores. Com isso, terá sempre metade de cada rodada, mas sem preferência das primeiras escolhas, papel que caberá à Disney, dona do pacote principal.

Serão transmitidos, na fase de grupos, oito jogos por rodada. No mata-mata, o serviço de streaming terá sempre jogos de ida e volta. Serão quatro nas oitavas de final, dois nas quartas e uma semifinal. A final pode ser transmitida com atraso, ou seja, a exclusividade ao vivo fica com Globo, detentora de TV aberta, e Disney.

Além da Libertadores, a Paramount tem também um pacote semelhante na Copa Sul-Americana. Os dois contratos são válidos até o fim da temporada de 2026.