Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Futebol na TV aberta: o que cada canal já tem para transmitir em 2023

Futebol terá participação em quase todas as redes de TV aberta do Brasil em 2023 - Eduardo Anizelli/Folhapress
Futebol terá participação em quase todas as redes de TV aberta do Brasil em 2023 Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Colunista do UOL

05/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

2023 será mais um ano de muitas opções de futebol na TV aberta. Entre as principais novidades estão a volta da Libertadores para a Globo, a transmissão da Copa Sul-Americana pelo SBT, e o Cariocão na Band. Alguns torneios permanecem nos canais originais, enquanto outros, como o Mundial de Clubes da Fifa, ainda aguardam uma definição oficial.

Neste texto você confere como está o panorama atual de cada emissora aberta em relação aos principais campeonatos de futebol no mercado brasileiro em 2023. E também as competições que ainda estão sem um canal oficialmente garantido.

Globo

Depois de passar dois anos diminuindo o portfólio de competições esportivas e perdendo torneios como Libertadores, Paulistão e Cariocão, a Globo retomou os investimentos para 2023. A emissora venceu a licitação da Conmebol e vai ter a Libertadores de volta à programação após três anos.

Na Globo, ainda não há confirmação oficial, mas a Libertadores pode ser transmitida apenas de forma regionalizada nas fases preliminares. Os primeiros jogos já confirmados são os duelos do Atlético-MG contra o Carabobo, que de qualquer maneira poderão ser vistos nacionalmente por meio da internet, no Globoplay e no ge.

Da fase de grupos em diante, segue o mesmo modelo que já era usado na TV aberta desde 2019, na própria Globo e, depois, no SBT, com dois jogos por rodada e divisão de praças nos jogos dos grupos e uma partida por rodada com transmissão nacional no mata-mata. A final única terá transmissão da emissora.

Além da Libertadores, a Globo garantiu a renovação da Copa do Brasil. O Brasileirão segue na emissora pelo menos até o fim da temporada de 2024. Entre os principais estaduais do país, estão confirmados o Mineiro, o Gaúcho e o Pernambucano. A Nations League também faz parte do portfólio da emissora, mas até agora só teve transmissões por meio do sportv na TV paga.

O futebol feminino também será atração na Globo em 2023. A emissora comprou os direitos do Brasileirão Feminino, que deve exibir apenas nas fases decisivas, e ainda tem contrato com a Supercopa Feminina. O principal evento da modalidade na temporada será a Copa do Mundo, realizada entre julho e agosto na Austrália e na Nova Zelândia, também com transmissão da Globo.

SBT

O SBT perdeu a Libertadores após exibir três edições com exclusividade na TV aberta, aliás, três torneios marcados por finais 100% brasileiras. Mas no mesmo processo de licitação no qual foi derrotada pela Globo na principal competição da Conmebol, a emissora de Silvio Santos saiu vencedora da disputa pelos direitos de transmissão da Copa Sul-Americana até 2026.

A Sula estava fora da TV aberta há alguns anos. Transmitida por canais como Globo, Record e Band ao longo dos anos, a partir de 2019 a competição ficou exclusiva de meios pagos. Primeiro foi o DAZN, que até chegou a ceder algumas partidas em 2019 para a RedeTV!. Depois veio a Conmebol TV, que não abriu mão da exclusividade nem na final que teve o São Paulo no ano passado. No SBT, a Sul-Americana terá a transmissão de um jogo por rodada, além da final única ao vivo.

O SBT segue ainda com a Liga dos Campeões da Europa, a Europa League, e a final da Conference League. Em agosto, o canal ainda tem mais uma edição da Supercopa da Uefa. A emissora de Silvio Santos também é detentora da Copa do Nordeste, que é transmitida de maneira regionalizada pelas afiliadas.

Record

A Record terá mais uma vez as transmissões do Paulistão com exclusividade em TV aberta na temporada 2023. O canal vai exibir um jogo por rodada, incluindo os mata-matas e as duas finais. A lista de jogos a serem transmitidos já foi definida pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

A emissora de Edir Macedo ainda não divulgou oficialmente quais estados vão receber os jogos do Campeonato Paulista. No ano passado, a Record dividiu o país entre partidas do Paulistão e do Cariocão, mas perdeu nesta temporada os direitos do estadual do Rio de Janeiro.

No Ceará, a TV Cidade, afiliada à Record, comprou os direitos do Campeonato Cearense, que até o ano passado era um produto da TV Jangadeiro, do SBT. Outro estadual transmitido por afiliada da rede de Edir Macedo é o Sergipano, que terá exibição mais uma vez da TV Atalaia.

Band

A Band tem como grande novidade na programação de 2023 a transmissão do Cariocão. O estadual do Rio de Janeiro, que era da Globo até 2020, teve a final daquele ano exibida pelo SBT, e passou pela Record em 2021 e 2022, agora chega ao canal do Morumbi com um pacote bem maior de jogos.

De acordo com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), a Band terá pelo menos 25 jogos para transmitir no Cariocão 2023. Serão dois jogos por rodada em média, com transmissão nacional, ou seja, sem divisão de praças como a Record fazia. A estreia está marcada para o próximo dia 12, às 21h30 (horário de Brasília), com o jogo antecipado entre Flamengo e Audax Rio. O contrato da Band só não contempla os jogos de Botafogo e Vasco na condição de mandantes. Confira a lista.

Além disso, a Band segue com as transmissões do Campeonato Alemão, em parceria com o OneFootball. Regionalmente, o canal terá mais uma vez o Campeonato Potiguar.

TV Cultura

A TV Cultura mantém em 2023 o acordo com o SBT para o sublicenciamento das transmissões da Liga Europa e da final da Conference League. A emissora pública paulista ainda terá jogos do futebol paulista em um contrato com a FPF para a exibição do Paulistão Série A2, da Copa Paulista, e das semifinais e finais do Paulistão Feminino e do Paulistão Sub-20 masculino.

Faltam definições

O Mundial de Clubes da Fifa, que ainda é a edição de 2022, mas será realizado em fevereiro deste ano, segue em disputa dos direitos de transmissão. A Globo foi dona do campeonato até a edição de 2020, mas perdeu para a Band o torneio que teve o Palmeiras na final contra o Chelsea no ano passado. Agora é a LiveMode quem será responsável pelo processo de venda da competição. Globo, Band, Record e SBT foram convidadas a participar da concorrência.

A Série B do Brasileirão teve seu contrato encerrado com o Grupo Globo ao fim da temporada de 2022. Segundo informação do site Máquina do Esporte, o futuro da segunda divisão do Campeonato Brasileiro será definido em um processo de licitação que contou com a consultoria da IMG, empresa que é dona da FC Diez Media, agência responsável pela comercialização da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Ainda no Brasileirão, a Série C ainda não teve definição oficial dos direitos de transmissão para 2023. A terceira divisão pertenceu ao DAZN, que repassou os direitos de TV aberta nos últimos anos para a Band, que exibiu de maneira regionalizada.

A Supercopa do Brasil normalmente tem transmissão da Globo, mas ainda não foi divulgado oficialmente o acordo para a edição de 2023, que terá Palmeiras x Flamengo.

Fora da TV aberta

Com exceção do Campeonato Alemão, que passa na Band, as principais ligas e copas nacionais europeias estão fora da TV aberta por serem exclusivas do Grupo Disney no Brasil, como o Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Português.

A Recopa Sul-Americana, que terá o Flamengo contra o Independiente del Valle, será exclusiva também dos canais ESPN e Star+, já que a Conmebol não a incluiu no pacote de TV aberta durante a licitação da Libertadores e da Sul-Americana.

A menos que haja alguma mudança, a Série D do Brasileirão deve continuar exclusiva do serviço pago InStat Sport.