Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paramount tira João Guilherme e Nivaldo Prieto da ESPN para a Libertadores

João Guilherme, narrador do Grupo Disney, formado por ESPN e Fox Sports - Reprodução/Instagram
João Guilherme, narrador do Grupo Disney, formado por ESPN e Fox Sports Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

20/12/2022 19h14Atualizada em 20/12/2022 19h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Paramount já começa a montar o time que vai transmitir a Libertadores no Brasil a partir do ano que vem. A empresa acertou as contratações dos narradores João Guilherme e Nivaldo Prieto, ambos até hoje funcionários dos canais ESPN, da Disney.

A informação foi publicada inicialmente pelos sites R7 e Notícias da TV e confirmada pela coluna. A Disney enviou um comunicado sobre as saídas dos profissionais.

"O contrato de João Guilherme se encerra no final de 2022 e, por motivos pessoais, o jornalista decidiu dar um novo rumo à carreira. Também por escolha pessoal, Nivaldo Prieto decidiu encerrar sua parceria com o canal no fim do mês. A ESPN segue com o principal objetivo de levar as melhores experiências ao fãs de esportes. Em 2023, os canais de esporte da Disney serão os únicos a exibir as três maiores competições continentais de futebol: Copa Libertadores, Copa Sudamericana e Recopa. Serão mais de 25 torneios de futebol da Europa, incluindo Premier League, LaLiga e Ligue 1, e o melhor dos esportes americanos com os playoffs da NFL e o maior pacote de jogos exclusivos da temporada da NBA", disse a empresa que programa os canais ESPN e o streaming Star+.

João Guilherme e Nivaldo Prieto eram narradores dos canais Fox Sports e foram absorvidos pelo time da ESPN durante o processo de fusão entre as duas emissoras que começou em 2020, até que as transmissões ao vivo fossem praticamente todas concentradas na marca da ESPN em janeiro de 2022.

Além da Libertadores, a Paramount também terá os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana entre 2023 e 2026. Em ambos os casos, os pacotes são os secundários de plataformas pagas, que dão direito a metade da competição, mas sem a preferência de escolha das partidas em relação à ESPN, que detém o pacote principal.

Os jogos comprados pela Paramount nas competições da Conmebol serão exibidos por meio da plataforma paga "Paramount+", que já existe no Brasil com uma oferta de filmes e séries, mas vai entrar agora no mercado de futebol no país. No exterior, o streaming já transmite competições como a Premier League e o Brasileirão.

A Paramount ainda não anunciou se haverá alguma mudança na plataforma com a chegada da Libertadores e da Sul-Americana no Brasil. Atualmente, o serviço cobra R$ 19,90 mensais na assinatura. Algumas operadoras chegam a oferecer o serviço como "brinde" em pacotes de banda larga. O site de comércio eletrônico Mercado Livre, por exemplo, vende o Paramount+ com descontos progressivos de acordo com o nível alcançado pelos clientes dentro da plataforma.

Além da Disney e da Paramount, as duas competições terão transmissões em TV aberta no país nesse ciclo de 2023 a 2026. No caso da Libertadores, a detentora dos direitos será a TV Globo, que retoma o torneio após três anos de ausência. O SBT, que vinha exibindo a competição principal da Conmebol no lugar da Globo, agora será a dona dos direitos da Copa Sul-Americana nesta mídia.

Assim como já acontecia no ciclo encerrado em 2022, a Disney (que herdou o pacote da Fox) terá a exclusividade da final única ao vivo em plataformas pagas. Ou seja, o Paramount+ terá que exibir o jogo que define o título da Libertadores sempre em VT com algumas horas de atraso, da mesma forma como ocorreu com o sportv em 2019 e com a Conmebol TV nos três anos seguintes. Globo e SBT podem exibir suas respectivas finais ao vivo normalmente na TV aberta.