Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

SBT consegue Sul-Americana "quase perfeita" com última rodada do Brasileiro

São Paulo ficou sem vaga na Libertadores e agora vai reforçar grade do SBT em 2023 na Sul-Americana - CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo ficou sem vaga na Libertadores e agora vai reforçar grade do SBT em 2023 na Sul-Americana Imagem: CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

13/11/2022 18h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O SBT se deu bem com os resultados da última rodada do Brasileirão 2022. Detentora dos direitos de transmissão da Copa Sul-Americana a partir do ano que vem, com contrato válido até 2026, a emissora de Silvio Santos conseguiu uma configuração interessante de clubes para exibir na próxima temporada após São Paulo e Botafogo fracassarem na luta por vagas na Libertadores, torneio que agora voltará a ser transmitido pela Globo em TV aberta.

O Botafogo dependia apenas de uma vitória diante do Athletico Paranaense no confronto direto realizado em Curitiba para chegar à Libertadores. Derrotado por 3 a 0, o time carioca vai ser importante para garantir relevância em audiência às transmissões do SBT no Rio de Janeiro. É claro que não se compara ao peso de uma Libertadores com Flamengo e Fluminense, mas não ter representantes do estado seria pior.

No maior mercado publicitário do país, São Paulo, o SBT conseguiu dois representantes na Sul-Americana de 2023. O Santos já estava certo antes de começar a última rodada, mas o Tricolor do Morumbi ainda sonhava com uma vaga na fase preliminar da Libertadores. De fato, chegou a ficar momentaneamente na zona de classificação, mas perdeu a "passagem" para o Fortaleza, que bateu justamente o Peixe na Vila Belmiro por 2 a 0.

Pelo contrato acertado com a Conmebol na licitação promovida entre abril e maio deste ano, o SBT terá um jogo por rodada na Copa Sul-Americana, precisando alternar as escolhas. Com dois grandes paulistas e um carioca, os mercados com maiores pesos no PNT (Painel Nacional de Televisão) estão contemplados. Farão parte do torneio ainda, representando o Brasil, o América-MG, o Goiás e o Red Bull Bragantino.

A configuração só não foi totalmente perfeita porque o Atlético-MG e o Fortaleza renderiam mais audiências locais do que o América-MG, por exemplo, que ficou a um gol no fim do jogo contra o Atlético-GO de disputar a pré-Libertadores em 2023.

SBT ainda pode ter Atlético-MG e Fortaleza

Pelo regulamento da Libertadores, os times que entram na fase preliminar podem disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana na mesma temporada, desde que sejam eliminados apenas no último estágio mata-mata.

Ou seja, Atlético-MG e Fortaleza correm risco de ficarem sem calendário internacional se caírem fora logo no primeiro confronto da pré-Libertadores, mas, se avançarem, garantem participação em alguma fase de grupos, seja a da Libertadores, em caso de nova classificação na fase seguinte, ou a da Sula, em caso de eliminação.

Com isso, o SBT fica na expectativa para aumentar a quantidade de times brasileiros na Sul-Americana. As duas opções são times de peso nas audiências locais em Minas Gerais e no Ceará, respectivamente.

Pensando em mata-mata, os times que ficarem nas terceiras posições dos grupos da Libertadores também reforçam a Sul-Americana a partir das oitavas de final. Mas já é mais difícil "secar" equipes do calibre de Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico Paranaense em uma competição que é dominada pelos brasileiros há alguns anos.