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Allan Simon

REPORTAGEM

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Corinthians x Fla aumenta audiência da Globo, mas sem recordes em SP e RJ

Flamengo e Corinthians vão decidir o campeão da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (19) - Ettore Chiereguini/AGIF
Flamengo e Corinthians vão decidir o campeão da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (19) Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

13/10/2022 13h11

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A transmissão do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, entre Corinthians e Flamengo, aumentou a audiência da Globo, mas não conseguiu fazer a emissora bater recordes na temporada 2022 em São Paulo e no Rio de Janeiro. As expectativas de obter as maiores marcas do ano agora se voltam para o duelo de volta, na próxima quarta-feira (19), também às 21h45 (horário de Brasília).

De acordo com dados da Kantar Ibope Media fornecidos pela Globo, a partida rendeu 28 pontos de média em São Paulo, com 48% de participação sobre o total de televisores ligados, e 31 pontos no Rio de Janeiro, com share de 51%.

A audiência registrada com bola rolando foi 27% maior que a média da faixa da programação da Globo em SP, e 19% no RJ, o que significa um acréscimo de seis pontos entre os paulistas e cinco pontos entre os moradores do Rio. Cada ponto em São Paulo equivale a 74.666 casas, ou 205.755 indivíduos, enquanto no Rio de Janeiro o valor de um ponto representa 47.601 domicílios, ou 124.692 pessoas.

Mas o recorde atual do "Futebol 2022" em São Paulo na TV aberta ainda é o registrado na classificação corintiana contra o Atlético-GO nesta mesma Copa do Brasil, nas quartas de final, quando a Globo conseguiu 29 pontos de média, mas com uma participação menor (46%), o que indica que o feriado de ontem pode ter diminuído o total de televisores ligados na região metropolitana da capital e, consequentemente, a audiência total.

Já no Rio de Janeiro, o resultado da ida da final ficou bem abaixo do recorde da temporada. A melhor marca da Globo foi obtida também na Copa do Brasil, mas nas oitavas de final, quando o Flamengo venceu o Atlético-MG na volta e consolidou 39 pontos de média, com 58% de share.

Mas o mais importante para a Globo acabou sendo a manutenção do clima de suspense na decisão. O empate em 0 a 0 entre os dois times deixou a definição da taça para a próxima quarta, quando Flamengo e Corinthians voltam a se enfrentar no Maracanã. Nos dois casos dos recordes de audiência em 2022, as transmissões eram dos jogos de volta dos mata-matas em ambientes de viradas.

Para efeito de comparação, na última final com Corinthians na Copa do Brasil, em 2018 (contra o Cruzeiro), a Globo conseguiu 33 pontos de média em São Paulo na ida, com 51% de share, e viu a audiência disparar para 40 pontos na volta. A audiência obtida ontem inclusive foi a maior da emissora com jogos de ida da final desta competição em SP nesses últimos quatro anos.

No Rio de Janeiro, a última decisão de Copa do Brasil com a presença do Flamengo (também contra o Cruzeiro) foi em 2017. Na ocasião, o jogo de ida marcou 36 pontos de média e 58% de participação na praça fluminense, enquanto a volta chegou a uma média de 43 pontos, com 63% de share. Ou seja, o caminho natural é o interesse do público aumentar nas finalíssimas.

Também jogou contra a Globo na noite de ontem o fato de a final da Copa do Brasil estar posicionada em um período com horário eleitoral gratuito e ainda na primeira semana de exibição de uma novela das nove, "Travessia", que ainda tenta conquistar a audiência após o fim da bem-sucedida "Pantanal". Por causa do período de eleições, a decisão foi disputada a partir de 21h45, quinze minutos mais tarde do que os jogos que fizeram recordes na temporada 2022 até agora. Tudo isso interfere nos índices do Ibope de uma emissora.

Vale lembrar também que o fato de o jogo ter sido transmitido também por SporTV, Premiere e Amazon Prime não afeta tanto a audiência da Globo na comparação com as demais partidas.

Os dois recordes, tanto os de SP como os do RJ, também tiveram transmissões simultâneas na TV paga. Nas edições de 2017 e 2018, por exemplo, havia ainda, além do SporTV, a presença do Fox Sports como emissora sublicenciada exibindo os jogos.