Topo

Tarcísio critica ação do PSOL sobre domicílio eleitoral em SP: 'É tapetão'

Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Bolsonaro e pré-candidato ao governo de SP - Ricardo Botelho/MInfra
Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Bolsonaro e pré-candidato ao governo de SP Imagem: Ricardo Botelho/MInfra

Do UOL, em São Paulo

21/06/2022 14h59

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de São Paulo apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que o pedido de investigação sobre o seu domicílio eleitoral no estado é "tapetão, espuma". Para o candidato, o pedido do PSOL para verificação de possíveis irregularidades tenta "gerar uma notícia negativa", mas ele garante não estar preocupado e ter "agido dentro da lei".

"É tapetão, é espuma. É a tentativa de gerar uma notícia negativa, mas a minha preocupação com isso é nenhuma. A gente está muito tranquilo por ter agido dentro da lei", disse, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan.

A mudança foi feita estritamente dentro da lei. Os caras vão questionar se eu tenho vínculo com São Paulo tendo parente morando em São José dos Campos? Tendo imóvel alugado? Eu tenho título de cidadão, que é uma distinção outorgada pelo poder Legislativo, que representa as pessoas daquele município
Tarcísio de Freitas (Republicanos)

A legitimidade do domicílio eleitora do ex-ministro deve ser julgada hoje pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). O pedido do PSOL ocorreu logo após o caso do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil), cujo mesmo tribunal não reconheceu o vínculo dele com o estado para poder comprovar o domicílio eleitoral.

Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio morava em Brasília até o início da corrida eleitoral. Para poder concorrer ao cargo de governador em São Paulo, transferiu seu título e declarou endereço em São José dos Campos, onde afirma ter familiares residindo há mais de 20 anos.

Mas, conforme mostrou o jornal Folha de São Paulo na última sexta-feira (17), o ex-ministro não mora no endereço declarado. Tarcísio indicou como residência um apartamento em um bairro nobre que, segundo os papéis, foi alugado diretamente de seu cunhado.

A reportagem foi até o local e conversou com o porteiro, que informou que o apartamento está desocupado e em reforma. Questionado, Tarcísio admitiu não viver atualmente em São José dos Campos, mas disse que seus vínculos com o estado foram comprovados na Justiça Eleitoral.