Topo

TRE não reconhece domicílio de Moro e ex-juiz não pode ser candidato por SP

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 19h06

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) não reconheceu o vínculo do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) com São Paulo para poder comprovar o domicílio eleitoral dele —foram quatro votos contra o recurso dele e dois a favor. Assim, Moro não poderá se candidatar a uma vaga nas eleições deste ano pelo estado paulista.

Moro, que já foi presidenciável este ano pelo Podemos, pleiteava com seu novo partido uma candidatura a senador ou deputado federal por São Paulo.

A 5ª Zona Eleitoral havia aceitado o pedido de transferência de domicílio eleitoral de Moro de Curitiba (PR) para a capital São Paulo. No entanto, hoje o recurso do PT contra a decisão foi acatado e a condição de Moro em São Paulo foi revogada.

'Recebi surpreso a decisão', diz Moro

Em nota, o ex-juiz disse ter recebido com surpresa a decisão do TRE-SP de não reconhecer vínculo dele com o estado paulista.

"Recebi surpreso a decisão do TRE de São Paulo na ação proposta pelo PT. Nas ruas, sinto o apoio de gente que, como eu, orgulha-se do resultado da Lava Jato e não desistiu de lutar pelo Brasil. Anunciarei em breve meus próximos passos. Mas é certo que não desistirei do Brasil", falou em nota hoje à noite.

A justificativa do ex-ministro para a mudança é por ter estabelecido vínculos políticos na capital paulista, além de considerar a cidade como sua "base política" após a filiação ao Podemos, em novembro do ano passado. Moro já mudou de partido, e agora está filiado ao União Brasil.

Na época da denúncia, à Folha de S. Paulo, a defesa de Moro disse que ele "passa a residir na capital paulista, no Hotel Intercontinental, cumprindo agendas semanais em São Paulo e, valendo-se da cidade como seu hub. Chegadas e partidas, das viagens nacionais e internacionais, sempre da capital".