Topo

Datena rebate crítica de Janaina: 'Parece que torce por vitória do Lula'

Ele também se defendeu das acusações feitas pela deputada de que ele estaria usando seus programas no rádio e na TV para fazer propaganda política antecipada - Reprodução
Ele também se defendeu das acusações feitas pela deputada de que ele estaria usando seus programas no rádio e na TV para fazer propaganda política antecipada Imagem: Reprodução

Giovanna Galvani e Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo

06/06/2022 11h50Atualizada em 06/06/2022 15h00

O apresentador e pré-candidato ao Senado por São Paulo, José Luiz Datena (PSC), rebateu hoje críticas da deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB), que disse que Datena apoiaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso Jair Bolsonaro (PL) perca a eleição.

Além de já ter destacado, em suas redes sociais, que o apresentador já votou em Lula no passado, a deputada disse ao portal Metrópoles na sexta-feira (2) acreditar que Datena "fecharia" aliança com Lula caso o petista fosse eleito.

O apresentador respondeu dizendo que parece que a própria deputada é quem torce pela vitória do ex-presidente, adversário político de ambos. "Ela deve ter mudado de opinião ao meu respeito. Disse que, o Lula ganhando, [eu] mudaria de lado, me parece que [ela] está torcendo pela vitória do Lula com esse comentário", afirmou Datena ao UOL.

Ele também se defendeu das acusações feitas pela deputada de que ele estaria usando seus programas no rádio e na TV Bandeirantes para fazer propaganda política antecipada: "Já fui pré-candidato várias vezes também na Band e nunca usei a Band para me promover de forma eleitoral", declarou.

A alegação surgiu após o apresentador falar, durante o programa Brasil Urgente do último sábado (3), que não desistiria da pré-candidatura. No passado, Datena já se predispôs a concorrer a três cargos — vice-prefeito (2020), senador (2018) e prefeito de São Paulo (2016) —, mas acabou desistindo.

Mais cedo, no mesmo dia, Datena havia postado três vídeos que sugeriam uma reavaliação do movimento em direção à política: "Hoje, o povo de São Paulo me elegeria o seu senador. Mas a política e alguns políticos continuam me rejeitando nos bastidores. Por isso, de verdade, eu prefiro representar o povo onde sempre representei", disse então.

Porém, segundo ele, houve uma má interpretação da fala, o que levou-o a dizer ao vivo que não havia desistido da campanha.

"O povão está falando muito que eu vou deixar a pré-candidatura ao Senado. Estão falando porque estão com medo de eu ganhar. Hoje eu seria eleito senador da República por São Paulo, porque em todas as pesquisas eu estou na frente", afirmou. "Não adianta querer me tirar, não. Eu estou confirmando a minha candidatura", ressaltou no fim do programa.

Janaína Paschoal foi às redes sociais reclamar do adversário. A deputada trocou o PSL pelo PRTB em março deste ano, também com a intenção de concorrer à única vaga disponível do Senado por São Paulo.

"Não obstante a consideração que tenho por Datena e pela Bandeirantes, não acho justo que ele use seu programa para fazer campanha antecipada. Já é difícil concorrer com alguém que está na TV por horas, diariamente. Mas não dá para admitir o uso desse poder, com menções expressas à votação", declarou posteriormente a deputada.

O UOL procurou a assessoria da TV Bandeirantes, que não se manifestou sobre o assunto até o momento.

Relação com Janaína

Na conversa com o UOL, Datena elogiou Janaína, dizendo que ela é "uma pessoa muito boa", e relatou como se deu a aproximação dos dois. O apresentador afirma que a deputada entrou em contato com ele em maio de 2021, incentivando-o a se candidatar.

A partir de então, de acordo com Datena, Janaína o apresentou aos caciques do PSL, partido ao qual ela era filiada. "Então ela me considera um sujeito capaz, ela que me chamou para entrar na política", argumentou. "Faz tempo que ela não fala comigo, mas não tenho nada contra ela", esclareceu o apresentador.

No início de julho do ano passado, portanto pouco tempo após a conversa com Janaína, Datena se filiou ao PSL, quando chegou a se especular que ele fosse se candidatar à Presidência, o que ele posteriormente negou.

Em novembro ele trocou a legenda pelo PSD e em abril deste ano ele mudou novamente de casa, filiando-se ao PSC. Nesta última troca, Datena colocou seu nome à disposição do partido para disputar o Senado por São Paulo.

*Com informações do Estadão Conteúdo