Topo

Datena se filia ao PSC e 'coloca nome à disposição' para disputar o Senado

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 11h41Atualizada em 01/04/2022 13h34

O apresentador José Luiz Datena se filiou hoje ao PSC e "colocou seu nome à disposição" do partido para concorrer ao Senado por São Paulo. O apresentador entra na terceira legenda em menos de um ano.

No início de julho do ano passado, Datena se filiou ao PSL, quando chegou a se especular que ele fosse se candidatar à Presidência, o que ele posteriormente negou. Em novembro, o apresentador deixou a sigla e entrou no PSD, com a intenção de se tornar senador.

Hoje é o último dia da janela partidária, ou seja, do período permitido para a troca de partidos antes das eleições de outubro.

O presidente estadual do PSC, o deputado federal Gilberto Nascimento, já declarou que o partido apoiará a candidatura do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) ao governo do estado.

Porém, nessa chapa o nome que era pensado para concorrer ao Senado era o do ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf. A entrada de Datena no partido, portanto, vai mexer com a organização do xadrez eleitoral.

Esta não é a primeira vez que o apresentador anuncia que disputará eleições. Em 2015, ele se filiou ao PP e anunciou uma pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, mas desistiu no ano seguinte. Em 2018, recém-filiado ao DEM, Datena se lançou pré-candidato ao Senado, mas novamente voltou atrás.

Em 2020, ele foi um dos mais cotados para ocupar o posto de vice de Bruno Covas nas eleições municipais em São Paulo, cargo que acabou ficando com Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito da cidade.