Topo

Após BolsoDoria, tucano se diz enganado e rejeita voto de novo em Bolsonaro

Allan Brito e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/04/2022 11h44Atualizada em 28/04/2022 15h02

Pré-candidato a presidente nas eleições de 2022, João Doria (PSDB) foi sabatinado hoje pelo UOL e pela Folha. Ele afirmou que jamais repetiria a parceria que realizou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2018, conhecida como "BolsoDoria".

O ex-governador considera que foi enganado, "assim como milhões de brasileiros foram enganados também", pelas promessas de Bolsonaro.

"Bolsonaro falava em política liberal, desestatizante, falava de manter a Lava Jato, a investigação, o combate ao crime, prometia defesa ambiental... Promessas que não foram cumpridas logo nos primeiros meses de governo", criticou Doria, concluindo que, por isso, "hoje Bolsonaro tem metade do capital político que tinha em 2018".

Doria foi perguntado se cogitaria votar em Bolsonaro novamente, mesmo se ele fizesse mudanças em suas propostas de governo. Mas o tucano descartou essa possibilidade e só se dispôs a conversar com o presidente.

"Não daria voto. Mas o diálogo não depende do voto. Para dialogar não precisa votar. Seja para eleições ou para garantir governabilidade, romper o diálogo é só para quem advoga pela ditadura", disse Doria.

Ele manteve uma atitude "paz e amor" durante toda a entrevista, conduzida pelo colunista do UOL Josias de Souza e a repórter da Folha Catia Seabra, com mediação da apresentadora Fabíola Cidral. Inclusive indicou um diálogo aberto com a esquerda. "Não há razão para não manter o diálogo aberto com o Lula, com o PT, com os partidos de esquerda".

Sabatina UOL/Folha

A sabatina UOL/Folha já foi realizada com a senadora Simone Tebet, pré-candidata presidencial pelo MDB, com Ciro Gomes, do PDT, com Vera Lúcia, do PSTU, e com Luiz Felipe d'Avila, do Novo.

Doria tem 2% de intenção de voto na mais recente pesquisa Datafolha, assim como André Janones (Avante). Luiz Felipe d'Avila (Novo) apresenta 1%, mesmo percentual de Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU). Lula (PT) lidera, com 43%; Jair Bolsonaro (PL) vem em seguida, com 26%; Sergio Moro (União Brasil) tem 8%; e Ciro Gomes (PDT), 6%.

O deputado federal André Janones, que seria sabatinado na sexta, desistiu em cima da hora. Lula e Bolsonaro (PL) não confirmaram participação.