Topo

Ciro: 'Viagem a Paris é mentira do Lula; eu voltei para votar no Haddad'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2022 10h32Atualizada em 20/04/2022 14h03

Pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes subiu o tom contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que não se aliaria novamente a ele nestas eleições. Ele também negou que em 2018 tenha viajado ao exterior para não votar em Fernando Haddad (PT), candidato que havia passado ao segundo turno contra Jair Bolsonaro.

"Essa é outra mentira do Lula. Não viajei para não votar. Votei no Haddad. Declarei isso antes de encerrada a apuração", afirmou hoje durante a sabatina UOL/Folha apresentada por Fabíola Cidral e conduzida pelo colunista do UOL Josias de Souza e pela jornalista da Folha de S.Paulo Catia Seabra.

"Como cidadão dedicado a lutar pelo povo brasileiro, ninguém tem mais direito do que eu de falar: 'Se você não quiser que eu participe do processo eleitoral me dando oportunidade de estar no segundo turno, também não me obrigue a fazer campanha com bandido'. Não tenho mais idade e nem paciência para isso. Se a gente não romper essa bola de chumbo odienta que amarra o Brasil ao passado, esse país vai para uma crise sem fundamento e talvez de disruptura final", disse.

Ao comentar sobre Lula, o pedetista foi ainda mais crítico. "Lula é parte central do problema. A despolitização, a falta de pudor, a falta de humildade, o não aprendizado. Uma companheira nossa perdeu olho em 2016 e, no ano seguinte, Lula estava com promotores do golpe. O Lula acabou de fazer acordo com Geddel Vieira Lima na Bahia. Lula não aprendeu nada. Ele está dizendo que vai manter presidente do Banco Central do Bolsonaro. Não é possível conciliar com isso, isso está destruindo o Brasil. Não há nenhuma chance de voltar a se aliar com Lula."

A primeira entrevista foi a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 24 de março, Ciro Gomes aparece com 6% das intenções de voto, atrás de Sergio Moro (União Brasil), com 8%, Jair Bolsonaro (PL), com 26%, e Lula (PT), com 43%.

Próximas sabatinas

  • Vera Lúcia (PSTU) - 26/4 - 10h
  • Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 27/4 - 10h
  • João Doria (PSDB) - 28/4 - 10h
  • André Janones (Avante) - 29/4 - 10h