Topo

Chamado de 'Coringa', Moro critica Datena: 'Vive em bolha de vidro'

Sergio Moro a Datena: "Tive coragem e posição firme, ao contrário de você" - Alexandre Meneghini/Reuters
Sergio Moro a Datena: "Tive coragem e posição firme, ao contrário de você" Imagem: Alexandre Meneghini/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/04/2022 09h37Atualizada em 20/04/2022 13h07

O ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) rebateu as críticas feitas pelo apresentador e pré-candidato ao Senado por São Paulo José Luiz Datena (PSC) e disse que ele "vive em uma bolha de vidro" e não sabe se apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições ao Planalto neste ano.

Ontem, durante a edição do "Brasil Urgente", na Band, Datena ironizou uma publicação nas redes sociais em que o ex-juiz aparece fantasiado de super-herói e disse que Moro não teria combatido a corrupção enquanto juiz da Lava Jato.

"Ele é o Coringa, e não o Batman", declarou o apresentador, que ainda alfinetou Moro por ter trocado de partido — ele deixou o Podemos e migrou para o União Brasil no fim de março, onde pode concorrer ao Senado por São Paulo.

Nas redes sociais, Moro se dirigiu diretamente a Datena e afirmou ter combatido a corrupção e o crime organizado "como ninguém fez nesse país".

"Tive coragem e posição firme, ao contrário de você que vive em uma bolha de vidro e não sabe se apoia Lula ou Bolsonaro. Aí as pessoas vaiam e com razão", disse ainda o ex-ministro do governo Bolsonaro.

Datena foi vaiado por bolsonaristas em um evento em que esteve ao lado do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de São Paulo. O comunicador foi hostilizado pelo público e chamado de "comunista".

'Surra nas urnas'

Em seu programa na Rádio Bandeirantes na manhã de hoje, Datena voltou a dizer que acredita que Moro é o "Coringa" da política brasileira e que faz questão de concorrer ao Senado para "dar uma surra" no ex-juiz "nas urnas".

"Ele simplesmente permitiu que muitas pessoas nefastas da política brasileira tivessem praticamente a sua inocência assegurada quando ele faz um julgamento viciado do ex-presidente Lula", disse o apresentador.

Em junho do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou que Moro foi parcial ao julgar o petista no processo do tríplex do Guarujá (SP) e, por 7 votos a 4, confirmou uma decisão da Segunda Turma, de abril, que decretou a suspeição de Moro nesse caso, no qual o ex-presidente petista foi condenado em julho de 2017.

Datena também negou viver em uma "bolha de vidro", como disse o ex-juiz. "Eu vivo minha vida, o que eu recebo de salário a Receita Federal sabe, a minha vida é um livro aberto, não é como a sua, cheia de obscurantismo, lembrando mesmo a vida do Coringa", disparou.

Comumente apontado como apoiador de Bolsonaro, recentemente Datena negou que tenha apoiado o presidente e afirmou que o "último cara" em quem votou foi Lula.

"Depois dele eu não votei em mais ninguém, só justifiquei. Tenho todas as minhas justificativas. Eu não sou responsável por boa parte do Brasil que está aí", afirmou ao UOL Entrevista.