PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #47: Quem paga o preço pela crise climática no Cerrado?

Do Ecoa, em São Paulo

08/09/2021 06h00

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado. Este bioma é o segundo maior da América do Sul e ocupa mais de 20% do território brasileiro. Nos últimos anos foi o mais afetado por queimadas.

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues conversa com a a jornalista Cinthia Leone, doutora em Ciência Ambiental pela USP e integrante do ClimaInfo, sobre os efeitos da crise climática que atinge essas regiões e o impacto direto sobre as populações mais vulneráveis, como é o caso dos negros e periféricos.

Cinthia explica que o Cerrado é a caixa d'água do Brasil, ele é vital para nossa segurança hídrica e para nossa produção de alimentos. "Cerrado mais seco significa energia mais cara, alimentos mais caros. Além disso, ele faz divisa com todos os biomas brasileiros, menos o pampa, quando destruímos o Cerrado estamos destruindo um cinturão de segurança para o Pantanal, para a Amazônia, para a Caatinga e para os remanescentes da Mata Atlântica" (a partir de 5:01 do arquivo acima).

No Brasil, segundo a pesquisadora, pesquisas indicam que a sociedade tem consciência sobre a importância de proteger o meio ambiente, no entanto não age com coerência. "No Brasil, o voto não é coerente com a preocupação, as pessoas não conseguem relacionar política pública com questões ambientais. É importante se engajar em ações coletivas e entender que é por meio da política que podemos tentar resolver" (a partir de 14:56 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.